Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Desenvolvimento Econômico

- Publicada em 12 de Junho de 2023 às 19:56

Claudio Gastal assume Badesul com foco em inovação

Cláudio Gastal tomou posse do banco em evento no instituto Caldeira

Cláudio Gastal tomou posse do banco em evento no instituto Caldeira


ANA TERRA FIRMINO/JC
Claudio Gastal é, oficialmente, o novo presidente do Badesul. O ex-secretário de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) do Rio Grande do Sul foi empossado nesta segunda-feira (12), em cerimônia no Instituto Caldeira, assume o banco de desenvolvimento com a missão de oferecer um planejamento de longo prazo no Estado e direcionar o fomento da inovação e atração de investimento.
Claudio Gastal é, oficialmente, o novo presidente do Badesul. O ex-secretário de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) do Rio Grande do Sul foi empossado nesta segunda-feira (12), em cerimônia no Instituto Caldeira, assume o banco de desenvolvimento com a missão de oferecer um planejamento de longo prazo no Estado e direcionar o fomento da inovação e atração de investimento.
"A ideia é trazer o Badesul para a estratégia do governo. A área de inovação é uma área que tem exigido mais investimentos e condições com linhas (de crédito) mais baixas. Temos também a questão de energias renováveis, de hidrogênio verde, da economia verde, toda ela necessária de pensar. Vai ser foco do banco", afirmou Gastal, em entrevista.

• LEIA MAIS: Gastal diz que Badesul fará planejamento de longo prazo do RS

O novo presidente quer ampliar a atuação do banco, para não apenas fomentar a economia e as empresas gaúchas, mas sendo protagonista na atração de investimento privado para o Estado.
"Os desafios impostos pelo Regime de Recuperação Fiscal (RRF), pela manutenção da tão sonhada responsabilidade fiscal, fazem com que tenhamos que buscar desenhos inovadores. Portanto, o Badesul quer ampliar sua área de atuação. Quer ir além de uma concentração de agência de fomento, mas também ser agente de atração de investimento, estando próximo ao centro do governo para fomentar o desenvolvimento do Estado", disse, durante seu discurso de posse.
Desde quando foi anunciado para presidir o Badesul, Gastal planeja a instituição para pensar o Estado com planejamento de longo prazo - para além de um ciclo de governo - algo que falta ao Rio Grande do Sul, na sua visão.
"Temos muito que avançar, e, para isso, precisamos de uma política clara de desenvolvimento econômico e sustentável, mobilizando atores públicos, privados, terceiro setor. É fundamental um plano de desenvolvimento de longo prazo que privilegie a inovação, sustentabilidade e o fortalecimento das nossas regiões e setores", discursou Gastal.
Segundo ele, o próprio escolheu o instituto Caldeira para a realização da cerimônia de posse justamente para passar a mensagem do foco do banco na inovação e empreendedorismo.
Foco esse respaldado pelo poder Executivo. "Que os setores mais competitivos e importantes da nossa economia possam ser tracionados. A gente tem dado o recado, inclusive com a posse ocorrendo no instituto Caldeira, que estamos trabalhando pela inovação e tudo que essa nova economia possa significar em termos geração de emprego e de um novo horizonte para o Estado", afirmou o governo gaúcho Eduardo Leite (PSDB).
 

Leite debate reforma tributária com bancada gaúcha do Congresso Nacional

O governador Eduardo Leite (PSDB) e os secretários estaduais se reuniram nesta segunda-feira (12) com deputados federais e senadores da bancada gaúcha no Congresso Nacional.
No encontro realizado no Palácio Piratini, foram discutidas questões de interesse do Rio Grande do Sul na relação com o governo federal. O principal tema foi a reforma tributária.
"O governador apresentou, através da secretária da Fazenda (Pricilla Maria Santana), algumas questões que são importantes para o governo e que devem constar na reforma tributária, como o Imposto de Valor Agregado (IVA) Dual. O governador defende o IVA Dual. A questão do fundo também que possa garantir os incentivos dados pelo Estado às empresas (benefícios fiscais)", relatou a deputado federal e vice-coordenadora da bancada gaúcha, Any Ortiz (Cidadania).
O IVA Dual é pleito de estados e municípios no debate sobre a reforma
Diferentemente do IVA tradicional proposto na reforma, que reúne impostos federais, estaduais e municipais, o modelo dual cria uma divisão entre impostos para a União e impostos que abrigariam tributos regionais.
O texto final da reforma tributária ainda não foi apresentado pelo relator da proposta no Congresso Nacional, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB).