A China irá impor tarifas adicionais de 34% sobre todos os produtos importados dos Estados Unidos a partir de 10 de abril, anunciou nesta sexta-feira a Comissão de Tarifas Aduaneiras do Conselho de Estado. As informações são da agência de notícias Xinhua.
O anúncio segue a decisão norte-americana de impor "tarifas recíprocas" sobre as exportações chinesas para os EUA, uma medida que, segundo a comissão, não se conforma com as regras do comércio internacional, prejudica gravemente os direitos e interesses legítimos da China e representa um típico ato de intimidação unilateral.
LEIA TAMBÉM: Espanha anuncia € 14,1 bi para enfrentar tarifaço
A medida dos EUA não só prejudica os próprios interesses dos EUA, mas também coloca em risco o desenvolvimento econômico global e a estabilidade das cadeias industriais e de suprimentos, afirmou a comissão em um comunicado.
A China exortou os EUA a suspender imediatamente suas medidas tarifárias unilaterais e a resolver as disputas comerciais por meio de consultas baseadas na igualdade, respeito e benefícios mútuos, de acordo com o comunicado.
A comissão ressaltou que as atuais políticas alfandegadas, bem como as políticas de redução e isenção de impostos, permanecerão inalteradas, enquanto as novas tarifas adicionais a ser impostas não serão reduzidas ou isentas.