Se forem colocadas lado a lado as listas dos 36 vereadores eleitos em Porto Alegre em 2012 com a nominata que saiu das urnas em 2016, verifica-se que a Câmara Municipal teve uma renovação de 41,6% ou 15 de seus componentes. Se a comparação for entre os vereadores no exercício do mandato neste ano e os eleitos, a renovação cai para 30,5% ou 11 nomes.
Nos dois casos, é uma mudança considerável. Mas a renovação não é tão grande assim. Apenas cinco eleitos podem ser considerados, de fato, caras novas: Felipe Camozzatto (Novo), Alvoni Medina (PRB), Comandante Nádia (PMDB), Ricardo Gomes (PP) e Ramiro Rosário (PSDB).
Dos outros 10 nomes que assumem em 2017, cinco são suplentes que exerceram o mandato ao longo desta legislatura: Adeli Sell (PT), Prof. Alex Fraga (PSOL), Mônica Leal (PP), Mendes Ribeiro (PMDB) e Rodrigo Maroni (PR).
Completam a lista dos "novos conhecidos" Aldacir Oliboni (PT), que deixou a Câmara para ser deputado estadual e agora volta; Cassiá Carpes (PP), que foi vereador e deputado estadual; André Carús (PMDB), que nos últimos anos foi diretor do DMLU; além de Wambert di Lorenzo (Pros) e Roberto Robaina (PSOL), candidatos a prefeito em 2012. Robaina, aliás, também concorreu ao Palácio Piratini em 2014.