Porto Alegre, seg, 21/04/25

Publicada em 13 de Abril de 2025 às 15:36

Caxias do Sul inaugura espaço voltado ao comércio popular

Imigrantes terão prioridade para a instalação no centro

Imigrantes terão prioridade para a instalação no centro

Ícaro de Campos/DIVULGAÇÃO/CIDADES
Compartilhe:
jornal cidades
Foi inaugurado, nesta quinta-feira, o Centro de Capacitação e Comércio (CCC) de Caxias do Sul. A demanda é vista como a solução um problema de décadas na cidade, que é o comércio ambulante de produtos. O espaço pode receber 47 bancas no térreo. O primeiro andar do prédio é voltado a cursos de capacitação, que já estão recebendo alunos desde fevereiro deste ano.
A última vez que o município disponibilizou melhor infraestrutura aos ambulantes foi em 2013, quando foi inaugurado o Centro de Compras Caxias do Sul, localizado na rua Sinimbu, em frente à praça Dante Marcucci. Os ambulantes foram transferidos para o prédio em virtude da revitalização da praça. O Centro de Compras, que abriga cerca de 70 bancas e praça de alimentação, também tem entrada pela avenida Julio de Castilhos, como o Caxias Plaza Shopping. Na época, o investimento da prefeitura foi na ordem de R$ 350 mil na montagem das bancas.
O prefeito, Adiló Didomenico, lembrou que os antepassados também eram imigrantes e que ele mesmo não é nascido em Caxias. "Parece que as pessoas daqui esquecem que são descendentes de imigrantes também. Peço aos comerciantes daqui que assim como estão sendo acolhidos, sejam acolhedores com os próximos que chegarem", disse. 
O representante dos ambulantes, Mamadou Abib Diallo, agradeceu o prefeito e a forma como o processo foi conduzido. "A gente viveu muita coisa, era muito muito difícil. A gente já ouviu tudo, teve muita briga. Agora está tudo certo, todo mundo está feliz. Eu acho que essa é a primeira vez em Caxias que temos esse sentimento", explica.
O diretor de Fiscalização da Secretaria do Urbanismo, Rodrigo Lazzarotto, foi um dos principais articuladores de todo o processo que culminou com a inauguração desta quinta. Ele foi reconhecido pelos representantes da Prefeitura e dos ambulantes. Em sua manifestação, ele fez uma referência às dificuldades enfrentadas.
"O que eu quero deixar claro, eu não posso me omitir diante da sociedade caxiense, é de falar de todas as dificuldades relacionadas à intolerância, racismo, xenofobia que nós enfrentamos aqui. Eu ouvi palavras horríveis, palavras que eu não gostaria de repetir aqui porque são degradantes de uma forma total. Nós temos que botar a mão na cabeça e entender que a nossa sociedade é extremamente racista, é uma sociedade extremamente intolerante. Enfrentar isso em Caxias é para poucos", destacou.
O centro está localizado onde era o Caxias Plaza Shopping, na rua Sinimbu, 1933, a uma quadra da Praça Dante Alighieri.
 

Notícias relacionadas

Avalie esta notícia

Comentários

0 comentários