A 4ª edição do South Summit Brazil, nos pavilhões do Cais Mauá, em Porto Alegre, celebrou a resiliência da Capital, que há quase um ano enfrentava a pior enchente da história (Jornal do Comércio, edição de 09/04/2025). Falta um centro de convenções na cidade. Se houvesse um equipamento desses, haveria condições de realizar grandes feiras e convenções de porte Mercosul. Além disso, a ocupação hoteleira, a movimentação nos restaurantes e atrativos seria dezenas de vezes maior. (João Maurício Hack Cardozo)
Em
resposta ao questionamento de um leitor sobre a modernização semafórica em Porto Alegre e a anunciada tecnologia 4G e fibra ótica para acabar com o abre-e-fecha das sinaleiras (JC, 09/04/2025), a Empresa Pública de Transporte e Circulação informa que, em 2023, foi feito o upgrade de 634 controladores para a tecnologia 4G ou fibra. Dados mostram redução em congestionamentos em trechos de via com a tecnologia, chegando a mais de 90% no caso da avenida Assis Brasil, no entorno da Rua Luzitana, em que passou de 134 para 9 segundos. Baltazar de Oliveira Garcia, Cavalhada e Farrapos, por exemplo, registraram redução de mais de 50%. Contudo, há ainda cerca de 300 controladores que devem passar pelo mesmo upgrade neste ano - Ipiranga, Protásio Alves, Sertório, Goethe - e que podem estar impactando o sistema como um todo. Medida que deve melhorar a fluidez e proporcionar a chamada onda verde. (Empresa Pública de Transporte e Circulação)
São poucos os empreendedores que arriscam abrir
negócios 24h na Capital (Caderno GeraçãoE, JC, 13/03/2024). Quem é louco de pagar encargos trabalhistas para manter um negócio 24h? (Márcio Padão)