Em pronunciamento nos canais oficiais do Palácio Pirartini, o governador Eduardo Leite anunciou a publicação com uma série de decretos envolvendo a crise de coronavírus no Rio Grande do Sul. Até as 19h desta quinta-feira (20), eram 49 casos confirmados no Estado.
Leite determinou a proibição de município gaúchos fecharem entradas de cidades e restringirem o acesso da população.
O governador acredita que a “medida não é adequada”: “ Não podemos restringir acesso de cidadãos aos municípios. É importante que os prefeitos compreendam limites de suas ações”.
Na transmissão, Leite reconheceu que a transmissão do vírus já é comunitária em todo o Estado. Ou seja, o novo conronavírus circula sem controle no Rio Grande do Sul e já não se pode mais rastrear sua origem. 11 cidades gaúchas já confirmaram casos. Até as 19h desta sexta-feira (20), foram registrados oito novos casos no dia.
“Se você acha que essa doença não está perto de você, você está errado”, avisou o governador, em resposta a “quem acha que quarentena é férias”. “Não é”, determinou.
Com a pretensão de conter o contágio no litoral, o tucano determinou a interdição das praias gaúchas. O acesso à orla, onde a areia encontra o mar, está proibido.
O governo também determina a obrigação de funcionamento de atividades e serviços considerados essenciais, como assistência medica e hospitalar, comercialização de remédios e produtos de higiene, fornecimento de água, coleta de lixo, tratamento de esgoto, serviço de telecomunicações, segurança privada, serviços funerários, e a imprensa.
Leite anunciou ainda que os laboratórios aptos a fazerem testes que confirmem ou descartem novos casos de Covis-19 funcionarão também aos sábados e domingos. Eles terão também foco de testes contínuos em profissionais da saúde.
O Estado ganhará 216 novos leitos especificamente para tratar casos de coronavírus.
Outra restrição apresentada é o de funcionamento de lojas de conveniência em postos de combustível, que passarão a fechar a partir das 19h. A medida foi adota após relatos de concentrações de pessoas durante a noite para consumo de bebidas alcoólicas.