Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Na agência Porto Alegre Partenon, pessoas com atendimento marcado encontraram portas fechadas
LUIZA PRADO/JC
Quem esperava realizar perícias médicas nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) nesta segunda-feira (21) teve um novo dia de frustração. Assim como ocorreu no dia 14, segurados que tinham atendimentos agendados não conseguiram realizar as consultas devido a ausência dos médicos peritos nos locais.
Em alguns locais, como na agência Porto Alegre Partenon, na avenida Bento Gonçalves, pessoas com perícias marcadas eram orientadas por funcionários a reagendar as consultas. Os segurados expressavam indignação com a falta de atendimento.
A Associação Nacional dos Peritos (ANMP) resiste a retomar os trabalhos presenciais sob a alegação de falta de condições sanitárias contra a Covid-19, o que o governo nega. Na noite deste domingo (20), em entrevista à Globonews, o presidente do INSS, Leonardo Rolim, disse que os profissionais que alegam falta de condições sanitárias para trabalhar presencialmente "estão mentindo". Rolim afirmou que a categoria está no rol de atividade essenciais e que os profissionais que não retornarem ao trabalho estarão sujeitos a medidas administrativas e descontos no salário.
Sem funcionamento presencial desde o início da pandemia, a reabertura das agências do INSS é esperada por cerca de 1 milhão de brasileiros que aguardam uma perícia para receber seu benefício. Depois do envio de notificações para o retorno não surtir efeito em algumas unidades, o governo, na última sexta-feira (18), publicou no Diário Oficial da União (DOU) um edital de convocação para que os servidores retomem os atendimentos de forma imediata em 150 unidades.
Quer continuar lendo este e outros conteúdos sérios e de credibilidade?
Assine o JC Digital com desconto!
Personalize sua capa com os assuntos de seu interesse
Acesso ilimitado aos conteúdos do site
Acesso ao Aplicativo e versão para folhear on-line
Conteúdos exclusivos e especializados em economia e negócios