No balanço do ano que shopping centers do Rio Grande do Sul vêm fazendo o saldo indica recomposição e ampliação de operações e mais fluxo, frente aos anos de pandemia. O maior empreendimento do setor no Norte gaúcho, o Passo Fundo Shopping, deve fechar 2022 com 18 novas lojas, informou a gestão à coluna Minuto Varejo.
Das estreantes, 15 estão em operação e mais três abrem nos próximos dias, projetou a direção, na nota.
Outro saldo do ano que mostra o fôlego do shopping é o aumento de 34% no fluxo de visitantes até novembro em relação ao mesmo período do ano anterior.
O shopping da região do Planalto tem atraído marcas nacionais e internacionais. Entre as operações conquistadas neste ano, estão Individuale, Nova Era Cosméticos, Sandaliaria, Miyagi Sushi, Cololido,
Youcom (Lojas Renner), Santa Lolla, Cachorrão do Claudião, Ótica Chilli Beans, Pittol, Garapa's Pastelaria, Mr. Cat, Unidas Aluguel de Carros, Le Petit Macarrons e Profhecia.
As que ainda estão por vir são a Unidade Hospital São Vicente de Paulo, uma das maiores instituições de saúde da região, Daniel’s Hardy e
Bagaggio, que vem expandindo a rede no Estado e recentemente abriu loja em shopping de Caxias do Sul.
A expectativa do shopping é de que o próximo ano seja de ainda mais crescimento e qualificação no seu mix de lojas, segundo a nota.
"Trabalhamos para que o nosso empreendimento seja visto como um lugar que vai muito além de um centro de compras", destaca o gerente geral do empreendimento, José Leal, citando aposta em lazer, segurança e diversidade de serviços.
Uma das estruturas que serão abertas é a do posto do Tudo Fácil, no dia 22 deste mês , com serviços aos cidadãos, como confecção de carteira de identidade. Shoppings no Estado vêm instalando as unidades. Erma quatro até outubro, localizados em Caxias do Sul, Lajeado, Rio Grande e Porto Alegre,
em um dos empreendimentos do grupo Zaffari.
No penúltimo mês do ano, as vendas registram aumento de 18% frente ao mesmo mês de 2021. De janeiro a novembro, o crescimento foi de 42% sobre o mesmo período do ano anterior.
O shopping foi inaugurado em 2018 e hoje soma 170 operações, além área de alimentação, cinco salas de cinema, alameda de serviços, academia, supermercado e 1,8 mil vagas de estacionamento. São 60 mil metros quadrados de área construída e 30 mil metros quadrados de área bruta locável (ABL).