A 3ª Vara Federal de Porto Alegre manteve as realocações das famílias da Vila Nazaré, mesmo diante da pandemia do coronavírus. A transferência dos moradores é necessária para as obras de ampliação da pista do aeroporto da Capital. A decisão entende que não há problemas para a continuidade do processo mediante à adoção de protocolos de segurança sanitária.
"Diante das precárias condições de habitação na Vila Nazaré, a permanência destas famílias neste local importa maior risco à propagação do vírus e à sua infecção", diz a decisão assinada pela juíza Thaís Helena Della Giustina.
O pedido para a interrupção dos trabalhos foi feito pelos ministérios públicos Federal e Estadual e defensorias públicas da União e do Estado. Os órgãos alegavam que as remoções colocavam em risco as famílias e os trabalhadores envolvidos no processo.
As famílias da Vila Nazaré estão sendo transferidas para dois empreendimentos, o Senhor do Bom Fim, no bairro Sarandi, e Irmãos Maristas, no bairro Rubem Berta. A primeira fase do reassentamento começou em julho do ano passado.
Segundo a prefeitura, 359 famílias já residem no empreendimento Senhor do Bom Fim, restando apenas cinco unidades habitacionais disponíveis. No empreendimento Irmãos Maristas, 427 famílias já se mudaram e 797 já selecionaram suas unidades habitacionais no local.