Postos de saúde e serviços de 'drive thru' de vacinas amanheceram sem doses contra a gripe nesta terça-feira (31) em Porto Alegre. Apenas as farmácias -
reforço da campanha de vacinação neste ano - têm vacinas da gripe. Até as 10h30 desta terça, eram 42 pontos das redes Agafarma, Panvel e São João com doses na Capital gaúcha.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, as novas doses foram imediatamente enviadas às farmácias após serem recebidas na noite de segunda-feira (30). A pasta têm priorizado o abastecimento do medicamento em farmácias afim de evitar aglomerações em postos de saúde - locais que normalmente apresentam alto índice de contágio do novo coronavírus, entre outras doenças respiratórias.
Logo depois das farmácias, serão abastecidos os
serviços de drive thru de vacinas, onde os pacientes podem receber a dose diretamente de dentro do carro. Aí sim, vacinas serão enviadas aos postos de saúde. Tanto postos quanto drive thrus receberão doses apenas na quarta-feira (1).
Muitas pessoas acima de 60 anos - foco desta primeira fase da campanha de vacinação - foram pegos de surpresa. Diversos idosos saíram de casa com a informação de que os postos receberiam doses nesta manhã, não conseguiram a imunização contra a gripe e irão retornar em outra oportunidade.
Nos dois primeiros dias da campanha, Porto Alegre imunizou 110 mil idosos contra a gripe. Segundo dados do Ministério da Saúde, a Capital conta com 213 mil pessoas acima de 60 anos. A meta da pasta federal é que as cidades vacinem 90% deste grupo de risco.
A vacina não têm eficácia contra a Covid-19, mas especialistas afirmam que a vacina contra a gripe ajuda a diagnosticar de forma mais célere casos de coronavírus, visto a similaridade de sintomas, além de afastar afastar pessoas, já imunizadas, de postos de saúde e hospitais.