Cadastre-se para receber as Newsletters gratuitas do JC
As notícias que você não pode deixar de ler irão chegar cedinho no seu e-mail, para começar o dia bem informado!
Faça cadastro no site do JC para comentar.
Não é necessário ser assinante
Corrigir texto
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Entre com seus dados e boa leitura!
Ao utilizar nossos serviços, você aceita a política de monitoramento de cookies. Para mais informações, consulte nossa Política de privacidade.
A coluna foca novidades sobre operações, tendência e desempenho do consumo e traz olhar de quem empreende no varejo do Rio Grande do Sul, com conteúdo multimídia.
Publicada em 07 de Abril de 2025 às 19:44
RU do Caldeira abre no DC Shopping e reativa área arrasada pela enchente em Porto Alegre
Operação do RU Caldeira devolveu o movimento e lembrou tempo do Mercado Paralelo no DC
NELSON MACHADO/DIVULGAÇÃO/JC
Compartilhe:
JC
Quem já frequentou universidade vai matar a saudade e quem gosta do ambiente vai poder provar. Uma novidade marca o retorno da área que foi arrasada pela enchente de maio de 2024 em Porto Alegre, a maior da história. Abriu nesta segunda-feira (7) no DC Shopping, no Quarto Distrito, o RU do Caldeira, em alusão a restaurante universitário e ao hub de inovação que ocupa parte da antiga tecelagem Renner.
Quem já frequentou universidade vai matar a saudade e quem gosta do ambiente vai poder provar. Uma novidade marca o retorno da área que foi arrasada pela enchente de maio de 2024 em Porto Alegre, a maior da história. Abriu nesta segunda-feira (7) no DC Shopping, no Quarto Distrito, o RU do Caldeira, em alusão a restaurante universitário e ao hub de inovação que ocupa parte da antiga tecelagem Renner.
A imagem do antigo espaço do Mercado Paralelo, food hall que foi aberto em fim de 2021 como grande atração e gerou novo movimento no DC, mas foi desativado devido aos grandes danos com a cheia, voltou a ganhar vida. O DC ainda está bem abaixo da capacidade, com apenas cinco lojas. Eram 15 marcas ligadas à decoração antes da cheia, além das operações do Mercado Paralelo, com foco em gastronomia.
Paisagismo, mobiliário e frequentadores devolveram ao ponto a fisionomia pré-evento climático.
"Depois de quase um ano daquela catástrofe que assolou todo o Rio Grande do Sul, e principalmente o Quarto Distrito, o Mule Bule junto com o Instituto Caldeira, nosso grande parceiro, estamos abrindo o refeitório, o RU do Caldeira", comemora Nelson Machado, empreendedor do ramo de alimentação da Capital e dono do Mule Bule.
O RU do Caldeira tem cerca de 280 lugares sentados e já serve cardápio de cozinha artesanal - que é a característica do Mule Bule. O tíquete do almoço é único, de R$ 45,0. O restaurante atende a clientela geral, não sapo do Caldeira, e abriu 30 empregos diretos.
"A cozinha de casa, inclusive com um belíssimo fogão a lenha, onde teremos uma qualidade absurda de pratos quentes, saladas, sobremesas, tudo no sistema de self-service e com uma ambientação muito bacana", descreve Machado.
A casa começou a funcionar em ritmo de soft opening (quando ainda não está com toda a capacidade e estrutura acionada e até para testar o formato e atendimento).
Área principal do Mercado Paralelo ficou retomada pela lama após ser invadida pela água
PATRÍCIA COMUNELLO/ESPECIAL/JC
"Ainda não estamos totalmente prontos, mas a gente queria muito estar aberto para a semana do South Summit Brazil", explica o dono do Mule Bule. O megaevento de inovação vai desta quarta-feira 99) até sexta-feira (11) no cais Mauá, no Centro Histórico, mas tem atividades no Caldeira.
"Pretendemos criar uma história e fazer com que seja um ponto de destino e não só um restaurante de passagem no Quarto Distrito", projeta Machado.
O restaurante estava funcionando antes ao lado, no prédio, mas de forma improvisada e restrita. Dava conta da demanda do Caldeira, já que não há restaurantes para dar conta do fluxo nas imediações. Machado adianta que está prevista a abertura de padaria, na esquina, antigo projeto do Mercado Paralelo.