"Eu e minha esposa estávamos ansiosos que abrisse, moramos a duas quadras. Se não tiver nada para comer sexta de noite, passo aqui e resolvo", conta o advogado Paulo Ricardo Ribeiro, sobre a facilidade que passou a ser a chegada da terceira unidade da Banca 43 na avenida João Wallig, 1973, pertinho do Shopping Iguatemi, no bairro Três Figueiras, em Porto Alegre.
Ribeiro já frequentava o ponto tradicional do Mercado Público, onde a marca abriu há mais de 70 anos, e o da Bela Vista, onde a primeira unidade fora do Centro foi aberta em 2019. Ele não foi o único cliente a ter a reação na estreia.
"Estava ansiosa", admite a aposentada Carmen Huyer.
"Ela veio fazer o ranchinho dela", diz Tatiana (à direita), ao lado da mãe Carmen. Fotos: Patrícia Comunello/JC
"O que a senhora mais gosta?", pergunta o Minuto Varejo, que conheceu a operação. "Das ervas e castanhas, dos frios... ah, gosto de tudo!", rende-se. "Ela veio fazer o ranchinho dela", resume a filha Tatiana, acompanhando a mãe que ia ainda guria ao Mercado.
"Temos famílias de várias gerações que frequentam a casa. O desafio é trazer tudo que tem no Mercado e também na Bela Vista para o cliente ser atendido da mesma forma, mas com a cultura de cada região", comenta a administradora Priscila Sauer, cuja família assumiu o negócio em 2011.
"Os clientes que vêm têm suas preferências, compra os mesmos queijos, etc", cita Priscila.
Priscila cita que o desafio é levar o jeito da banca do Mercado Público para o bairro Três Figueiras
Os exemplos de Carmen e Ribeiro são a cara da Banca 43. A loja tem as áreas de queijos, bacalhau e friambreria que fazem a fama da casa, além de sementes, Café do Mercado para moer na hora, cafeteria e chips de frutas e legumes importados do Chile, para "comer com os olhos".
A adega climatizada é exclusiva da unidade, com bebida a temperatura de 17º graus, além de 400 a 450 rótulos, entre vinícolas nacionais, argentinas e chilenas, com preços bem acessíveis, constatou a coluna, considerando a alta qualidade das bebidas.
Adega climatizada mantém as bebidas a uma temperatura de 17ºC e com opções exclusivas do varejo
Priscila conta que são 2 mil itens na filial, com 220 metros quadrados de área de venda, além de 11 vagas no estacionamento. O mix ganhou também seção de panelas e outras utilidades da marca Le Creuset.
"Em cada loja, a gente aperfeiçoa, entendendo o que o cliente quer", comenta a gestora.
São 18 pessoas na operação, chegando a 70 no total das três lojas.
A da Três Figueiras terá a central do delivery do varejo, que permitirá organizar mais a frente digital. As entregas vão longe, com clientes de cidades da Região Metropolitana, como Novo Hamburgo, São Leopoldo e Canoas, que compram nos canais digitais (site, WhatsApp e redes sociais) ou por telefone. "Eles só encontram aqui alguns itens. Crescemos muito na pandemia", comenta a gestora.
A nova unidade da Banca 43 mostra a evolução da operação, dando conta do perfil da clientela em cada região
A família proprietária não revela o investimento na expansão. Sobre uma futura quarta loja e se poderá ser na zona Sul, para atender a pedidos de clientes, Priscila deixa no ar a possibilidade:
"Mas primeiro vamos cuidar bem dessa (Três Figueiras). Tem de ser perfeita!"