Porto Alegre, seg, 05/05/25

Publicada em 23 de Abril de 2025 às 18:36

Canoas avalia a transferência da estrutura do HPS para o Hospital Universitário

Prefeitura e governo estadual avaliam uma área maior para o atendimento

Prefeitura e governo estadual avaliam uma área maior para o atendimento

Vinicius Medeiros/DIVULGAÇÃO/CIDADES
Compartilhe:
jornal cidades
Representantes da prefeitura de Canoas, governo do Estado e direção do Hospital Universitário (HU) reuniram-se na manhã desta quarta-feira (23) para analisar a viabilidade de transferência do Hospital de Pronto-socorro (HPSC), que atualmente funciona junto ao Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG), para a estrutura do HU. A medida, que devolveria ao HNSG parte de seu prédio, e daria ao HPSC mais espaço físico para atender a população, segue em estudos e outras reuniões entre prefeitura e governo do Estado ainda serão realizadas para definir a implementação.
O atendimento do Pronto Socorro foi transferido para dentro da estrutura do Nossa Senhora das Graças após as enchentes de maio de 2024, quando o prédio da casa de saúde, no bairro Mathias Velho, foi parcialmente destruído. A sede do HPS de Canoas permanece em obras e ainda não há data definida para a sua reabertura.
"Estamos começando esse estudo, é uma intenção da administração municipal. Entendemos que é possível e essa visita é para que a gente possa ouvir o HU", comentou o secretário municipal da Saúde, Eduardo Bermudez. "O apoio do Estado é muito importante para que possamos caminhar para as soluções."
O vice-prefeito Rodrigo Busato defendeu que é preciso encontrar soluções que resultem em melhorias no atendimento da população em todos os hospitais da cidade. "Para que voltemos à normalidade e possamos oferecer o que os canoenses precisam e merecem", argumentou o vice-prefeito.
Após a reunião, o grupo realizou uma visita ao Hospital Universitário para avaliar o espaço físico que poderá ser disponibilizado para o HPSC, caso a transferência seja confirmada. A ideia é reformar o edifício onde hoje funciona o ambulatório - e onde também há um depósito de equipamentos de saúde obsoletos.
A diretora do Departamento Estadual de Regulação da Secretaria Estadual da Saúde, Suelen da Silva Arduin, destacou que há boa vontade do governo do Estado em apoiar soluções para a saúde de Canoas. "Estamos esperançosos. A rede de Canoas é fundamental para que a gente consiga atender a população. O bom funcionamento dessa rede impacta o Estado todo."
 

Notícias relacionadas

Avalie esta notícia

Comentários

0 comentários