Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Aviação

- Publicada em 30 de Outubro de 2023 às 19:03

Azul Cargo investe em tecnologia em logística

Para garantir a alta performance e expansão, a empresa apostou na ampliação da frota e em novos terminais de carga e serviços

Para garantir a alta performance e expansão, a empresa apostou na ampliação da frota e em novos terminais de carga e serviços


AZUL LINHAS AÉREAS/DIVULGAÇÃO/JC
Líder no transporte aéreo de cargas, a Azul Cargo Express, unidade de logística da Azul, completou 14 anos de operações. Durante esse período, a empresa revigorou o setor, trazendo mais inovação, segurança, tecnologia e agilidade nas entregas pelo modal aéreo. No primeiro semestre de 2023, a companhia transportou 37 mil toneladas de carga no mercado doméstico e internacional. Atualmente, a empresa possui 32% do marketshare. Somente no primeiro trimestre deste ano, foram entregues mais de seis milhões de pacotes.
Líder no transporte aéreo de cargas, a Azul Cargo Express, unidade de logística da Azul, completou 14 anos de operações. Durante esse período, a empresa revigorou o setor, trazendo mais inovação, segurança, tecnologia e agilidade nas entregas pelo modal aéreo. No primeiro semestre de 2023, a companhia transportou 37 mil toneladas de carga no mercado doméstico e internacional. Atualmente, a empresa possui 32% do marketshare. Somente no primeiro trimestre deste ano, foram entregues mais de seis milhões de pacotes.
De acordo com Izabel Reis, diretora da Azul Cargo Express, o resultado faz parte de um trabalho coletivo que envolve bases espalhadas por todo o País e conta com o suporte da estrutura da Azul em planejamento estratégico, operações e vendas. A estrutura da Azul Cargo é composta por 700 Tripulantes e 300 lojas, tendo alcançado o marco de atender 5.000 cidades no território nacional. Esse número representa aproximadamente 90% dos municípios do País e oferece cobertura equivalente a cerca de 96% da população. Para atender todos esses municípios, a companhia faz uso da malha aérea da Azul, a maior do Brasil, e conta com uma robusta rede de parceiros.
Isso permitiu democratizar o acesso para os brasileiros que vivem em regiões com infraestrutura rodoviária limitada, como as cidades do Norte. Hoje, a entrega de produtos nesses locais é realizada com agilidade, encurtando prazos que poderiam chegar a mais de dez dias pela via terrestre, para menos de quatro.
Para garantir a alta performance e expansão, a Azul Cargo Express investiu na ampliação de sua frota e em novos terminais de carga. Recentemente, anunciou a expansão dos terminais em Vitória, Campinas, no aeroporto de Viracopos e São Paulo, em Congonhas. Em 2022, trouxe cinco aeronaves cargueiras Classe F, certificadas para transportar cargas na cabine e que já contam com mais de 9 mil horas de voo e 21.500 toneladas transportadas.
A empresa anunciou ainda o lançamento de seu novo serviço "Especial", destinado ao transporte de cargas que requerem prazos e cuidados diferenciados. Com uma frota diversificada, expertise no setor e a maior malha aérea do Brasil em termos de voos diários e destinos atendidos, a empresa é capaz de oferecer serviços personalizados que atendem às necessidades específicas.
A companhia também atualizou a nomenclatura de serviços existentes, visando simplificar a comunicação e atrair novos clientes. O "Azul Cargo duas horas" agora é denominado "Premium", enquanto o serviço "Azul Cargo Amanhã" passou a ser chamado de "Expresso". O "Azul Cargo e-commerce" foi sintetizado e se tornou "e-com". O "Standard" permaneceu com a mesma denominação.
O 'Premium' é dedicado aos clientes que necessitam de entregas urgentes, considerando prazos até 24 horas. Com essa opção, é possível deixar uma encomenda no aeroporto até duas horas antes do voo, garantindo sua retirada no aeroporto de destino ou sua entrega no local combinado. Já o serviço 'Express' assegura a entrega de volumes com as mesmas especificações em até 48 horas, abrangendo mais de 4.800 cidades e oferecendo a opção de retirada e entrega porta a porta.
Nas modalidades 'Premium' e 'Express', os clientes também podem solicitar cuidados específicos com a carga, como é feito para laboratórios de análises clínicas, que precisam enviar amostras biológicas de diferentes regiões do Brasil para cidades como São Paulo.
A companhia atua garantindo o manuseio, armazenagem e o transporte adequado, seguindo a classificação de risco e exigências relacionadas a prazo e temperaturas. O serviço 'e-com' se destina a quem realiza distribuição frequente de encomendas, com pesos e dimensões variadas, e com entregas realizadas em todo o País com prazos muito competitivos.
 

Grupo Abra e Aerolineas Argentinas assinam memorando de entendimento

O Grupo Abra (Avianca e Gol) anuncia a assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU) com a Aerolineas Argentinas com o objetivo de fortalecer a colaboração e explorar oportunidades entre as duas organizações, especificamente nas áreas comerciais, operacionais e tecnológicas.
As companhias aéreas associadas ao Grupo Abra e à Aerolineas Argentinas mantêm sua total independência, autonomia, marcas, talentos e cultura. Da mesma forma, o acordo assinado não contempla nenhuma mudança nas estruturas acionárias do grupo das empresas. Se necessário, as companhias aéreas solicitarão e obterão qualquer autorização governamental para a implementação dessa aliança.
"A parceria com a Abra e a possibilidade de trabalhar em um planejamento e estratégia conjuntos, que permitam criar melhores redes, mais conectividade e um produto melhor, é fundamental para a Aerolineas Argentinas, bem como para a Gol e a Avianca", disse Fabián Lombardo, diretor comercial da Aerolineas Argentinas.
"Como parte do crescimento do Grupo Abra na região, estamos anunciando um acordo de colaboração com a Aerolineas Argentinas, principal companhia aérea da Argentina, o que nos permitirá fortalecer ainda mais a presença no Cone Sul e buscar novas oportunidades, para contribuir com o propósito do Abra: fazer com que mais pessoas na América Latina voem com melhores tarifas, mais destinos, frequências e conexões convenientes", afirmou Constantino de Oliveira Junior, CEO do Grupo Abra.
 

Rentabilidade é desafio da aviação da América Latina

O mercado de aviação na América Latina tem um enorme potencial. No entanto, a rentabilidade segue sendo um desafio para as companhias aéreas na região, segundo o diretor geral da Associação Internacional de Transportes Aéreos (Iata), Willie Walsh.
"Não adianta olhar apenas as receitas. É preciso analisar os lucros das companhias aéreas para ver que a rentabilidade na América Latina está bem abaixo do restante do mundo", disse Walsh, durante conferência promovida pela Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (Alta) em Cancún, no México.
Entre os principais obstáculos para a rentabilidade, o executivo cita as elevadas cargas tributárias. "Recomendo fortemente que os governos voltem as atenções para os impostos, porque a redução pode gerar um retorno econômico muito mais interessante", afirma. Segundo Walsh, o setor aéreo não demanda benefícios governamentais.
"Queremos apenas que as autoridades nos deixem trabalhar". Ele afirma ainda que é importante lembrar políticos e reguladores dos desafios entrados pelo setor de aviação. Pesam ainda os altos custos, com destaque para os preços dos combustíveis na América Latina, que estão acima dos valores cobrados em outras partes do mundo, ainda de acordo com o diretor da Iata.
A aproximação da Europa também está no radar das companhias que buscam melhores resultados. É o caso da A Gol Linhas Aéreas Inteligentes e Air France-KLM, que assinaram um acordo para estender e aprimorar sua parceria estratégica para os próximos 10 anos.
Ambas partes concederão exclusividade mútua nas rotas entre a Europa e o Brasil e irão aprimorar a sua cooperação comercial. Isso resultará em melhor conectividade e mais benefícios para os clientes. A colaboração aprimorada inclui uma expansão ambiciosa do suporte de manutenção existente da Air France Industries KLM Engineering & Maintenance (AFIKLE&M) para os motores CFM56 e LEAP da Gol.