Por Mauro Belo Schneider, interino.
Embora a expressão "prato compartilhado" seja comum no ramo gastronômico para se referir a opções para mais de uma pessoa, ver uma placa com esses dizeres no meio da rua, sem grandes detalhes, dá margem para interpretação. Se a intenção é fazer a pessoa entrar e perguntar do que se trata, missão cumprida.
Fiergs vai rodar o interior
O Sistema Fiergs definiu a agenda de interiorizações em maio, quando se comemora o Mês da Indústria. Nos dias 5 e 6, o presidente Claudio Bier e diretores estarão em Novo Hamburgo em atividades que envolvem as regiões Vale do Sinos e Encosta da Serra. No final do mês, dias 29 e 30, a agenda será no Vale do Taquari. Essas regiões foram fortemente atingidas pela enchente de maio de 2024 e, por isso, escolhidas para o início da interiorização.
Tudo influencia no comércio
Quem é do comércio sabe: tudo influencia nas vendas, qualquer coisa muda o ânimo do consumidor. No fim de semana passado, teve muita gente que pagou para trabalhar devido à combinação de fatores, como fim de mês, jogos da dupla Gre-Nal e shows pela cidade. O foco muda e o dinheiro permanece na carteira.
Feirão de empregos
O Sindilojas Porto Alegre participará, nesta terça-feira, de um feirão de empregos promovido pela FGTAS/Sine no Shopping Total, das 9h às 16h. O foco do evento é o preenchimento de mais de 20 vagas para vendedores e caixas no setor varejista. Representantes do setor de RH da entidade estarão presentes para realizar entrevistas e orientar os candidatos. A ação visa apoiar a recolocação profissional e fortalecer o comércio local.
Atlântida Sul em Xangri-Lá
Atlântida Sul atualmente pertence a Osório
Gabriela Pacheco/Divulgação/JC
Está circulando nos grupos de WhatsApp um abaixo-assinado pedindo a anexação das praias de Atlântida Sul e de Mariápolis, que pertencem ao município de Osório, a Xangri-Lá. O documento será encaminhado aos vereadores do Litoral Norte do Rio Grande do Sul e, posteriormente, tem possibilidade de ser levado à Assembleia Legislativa do Estado. "Este pedido fundamenta-se em diversos aspectos legais, geográficos, sociais, econômicos e administrativos", diz o texto.
Por que essa mudança?
Um dos argumentos é que Atlântida Sul e Mariápolis estão a mais de 20 km da sede do município de Osório, e a menos de 5 km do Centro de Xangri-Lá. Outro fator é a integração urbana e viária com Xangri-Lá, tornando natural o fluxo de moradores dessas localidades para comércio, serviços e atividades diárias naquele município. Grande parte da população de Atlântida Sul e Mariápolis busca, por escolha e necessidade, os serviços de saúde do município de Xangri-Lá, gerando custos ao poder público. Famílias da região também utilizam escolas públicas e projetos sociais de Xangri-Lá.
Prefeitos reagem
O prefeito de Osório, Romildo Bolzan Júnior (PDT), reconhece a legitimidade da manifestação e reafirma que ouvir a população é um princípio de sua gestão. "O governo municipal reconhece e valoriza os dois balneários, de Mariápolis e Atlântida Sul, sendo esses locais os primeiros a receberem serviços da Secretaria Municipal de Obras, assim que a Administração Municipal assumiu em janeiro de 2025. Ações concretas e imediatas foram realizadas para atender às demandas das comunidades locais", afirma o prefeito por meio de nota. O prefeito de Xangri-Lá, Celso Barbosa (PSDB), conta que foi procurado por um grupo de empresários de Atlântida Sul em 2024. "Respondi que não queria me meter nesse assunto, mas, caso seja de interesse da comunidade, eles seriam bem-vindos. Como prefeito, não iria mover uma palha, eles estão se mexendo. A decisão é da comunidade", reforça. Matéria completa no site do JC.