Porto Alegre, sex, 23/05/25

Anuncie no JC
Assine agora
Mercado Digital
Patricia Knebel

Patricia Knebel

Publicada em 28 de Abril de 2025 às 19:29

Caldeira assina nesta terça-feira parceria com hub de inovação de Buenos Aires

Hub de inovação gaúcho avança na criação de sinergias internacionais

Hub de inovação gaúcho avança na criação de sinergias internacionais

ANDRESSA PUFAL/ESPECIAL/JC
Compartilhe:
Patricia Knebel
Patricia Knebel
O Instituto Caldeira formaliza nesta terça-feira (29) um Termo de Cooperação com o Parque de Innovación de Buenos Aires, principal hub de inovação e tecnologia da cidade. Ainda em construção, o espaço vai ocupar uma área de mais de 100 mil m² e abrigar startups, setor público, universidades, e empresas nacionais e internacionais.O ato acontece durante a IASP Latin America Conference 2025, encontro sediado em Buenos Aires e promovido pela International Association of Science Parks and Areas of Innovation (IASP) em parceria com o Parque de Innovación, hub de tecnologia em construção na capital argentina. O acordo entre as duas instituições estabelece bases para a implementação de programas de softlanding cruzado entre startups brasileiras e argentinas, promovendo a inserção em programas de aceleração e desafios de inovação aberta nos dois países. Estão previstas também sessões de pitch conjuntas, acesso recíproco a espaços de coworking, e realização de webinars colaborativos.“A parceria com o Parque de Innovación é estratégica para fortalecer os laços do ecossistema na América Latina, oportunizando que as startups do Instituto Caldeira se conectem diretamente aos principais atores globais, bem como possibilita a prática da inovação aberta e prospecção de tecnologias sem fronteiras para as corporações do Instituto”, comenta a diretora de Negócios e Gestão de Comunidade, Carolina Cavalheiro.A IASP Latin America Conference 2025 tem como tema “Inovação nas Cidades na Era da Inteligência Artificial” e reunirá representantes de parques científicos e tecnológicos de toda a América Latina.O hub será representado também pelo diretor executivo, Pedro Valério, que será um dos palestrantes do painel “Innovación Social”, que discutirá o uso da inovação como ferramenta de inclusão e desenvolvimento urbano.LEIA TAMBÉM: RS precisa entrar no radar global de semicondutores, diz Prikladnicki
O Instituto Caldeira formaliza nesta terça-feira (29) um Termo de Cooperação com o Parque de Innovación de Buenos Aires, principal hub de inovação e tecnologia da cidade. Ainda em construção, o espaço vai ocupar uma área de mais de 100 mil m² e abrigar startups, setor público, universidades, e empresas nacionais e internacionais.

O ato acontece durante a IASP Latin America Conference 2025, encontro sediado em Buenos Aires e promovido pela International Association of Science Parks and Areas of Innovation (IASP) em parceria com o Parque de Innovación, hub de tecnologia em construção na capital argentina.

O acordo entre as duas instituições estabelece bases para a implementação de programas de softlanding cruzado entre startups brasileiras e argentinas, promovendo a inserção em programas de aceleração e desafios de inovação aberta nos dois países.

Estão previstas também sessões de pitch conjuntas, acesso recíproco a espaços de coworking, e realização de webinars colaborativos.

“A parceria com o Parque de Innovación é estratégica para fortalecer os laços do ecossistema na América Latina, oportunizando que as startups do Instituto Caldeira se conectem diretamente aos principais atores globais, bem como possibilita a prática da inovação aberta e prospecção de tecnologias sem fronteiras para as corporações do Instituto”, comenta a diretora de Negócios e Gestão de Comunidade, Carolina Cavalheiro.

A IASP Latin America Conference 2025 tem como tema “Inovação nas Cidades na Era da Inteligência Artificial” e reunirá representantes de parques científicos e tecnológicos de toda a América Latina.

O hub será representado também pelo diretor executivo, Pedro Valério, que será um dos palestrantes do painel “Innovación Social”, que discutirá o uso da inovação como ferramenta de inclusão e desenvolvimento urbano.

LEIA TAMBÉM: RS precisa entrar no radar global de semicondutores, diz Prikladnicki

Pedro Valério e Carolina Cavalheiro vão participar de visitas técnicas a organizações estratégicas do ecossistema de inovação de Buenos Aires.

Estão previstas reuniões com representantes do Mercado Libre, do Instituto Tecnológico de Buenos Aires (ITBA), da sede do governo da cidade – onde será realizada uma apresentação com Raúl Piola, secretário de Inovação de Buenos Aires –, e do Cero + Infinito, centro voltado às áreas de ciências, matemática e computação na Universidade de Buenos Aires.

As visitas têm como foco a identificação de sinergias e oportunidades de cooperação entre Porto Alegre e Buenos Aires, ampliando as frentes de atuação do Caldeira na América Latina. “Fomentar pontes com atores estratégicos da América Latina está alinhado com a missão do Caldeira de ser um catalisador de transformação social por meio da inovação”, destaca Pedro Valério.

Notícias relacionadas

Comentários

0 comentários