A Casa do Jardim, entidade espírita que realiza trabalho assistencial, arrecadou e distribuiu neste ano, até o mês de junho, quase 15 toneladas de alimentos não perecíveis. As doações foram repassadas a 10 instituições sociais atendidas pela Casa do Jardim. Os produtos são destinados a pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social, cadastradas nessas instituições.
De acordo com o diretor do departamento de assistência social da Casa do Jardim, Guilherme Sacchi, essas ações são realizadas de modo permanente. Ele lembra que em 2020, foram arrecadas 36 toneladas com os esforços da comunidade. Sacchi diz que as doações cresceram muito em comparação com 2019, ano anterior à pandemia.
O diretor destaca a importância das ações, salientando que muitas dessas pessoas estariam passando fome sem essas doações. As instituições assistidas pela Casa do Jardim, segundo ele, também têm um papel relevante em suas ações sociais, como por exemplo, no acolhimento de crianças com necessidades especiais, ou ainda no amparo e apoio a recuperação de pessoas drogadas, entre outros.
Sacchi salienta que, neste momento, a ajuda é ainda mais importante, uma vez que, a pandemia tem causado à morte de muitas pessoas e destruindo núcleos familiares. “Uma grande parcela da população também sofre com o desemprego”, destaca. Ele informa que, em paralelo, a Casa do Jardim desenvolve outras campanhas, como por exemplo, a arrecadação cobertores. “Até junho deste ano, já distribuímos mais de 400 cobertores, para atender pessoas necessitadas das instituições assistidas e para aquelas em situação de rua. A gente arrecadou recursos e comprou cobertores novos”, cita.
A Casa do Jardim, segundo ele, voltou a abrir as suas portas, das 14h às 16h, horário restrito por causa da Covid-19, com o objetivo de receber as doações, entretanto, salienta que as atividades nunca foram paralisadas. “Quem desejar ajudar com donativos pode leva-los até a sede da entidade na rua Beck, 129, no bairro Menino Deus, em Porto Alegre. Outra forma de apoiar pode ser com o uso da Chave PIX
[email protected].
Sacchi explica ainda que a Casa do Jardim foi criada em 1965 como uma Divisão de Pesquisas Psiquiátricas do Hospital Espírita de Porto Alegre, com atividades iniciadas pelo médico José Lacerda de Azevedo. E em 1987, houve a desvinculação do hospital, constituindo-se, deste modo, a entidade, sem fins lucrativos, de caráter assistencial, religioso, educacional, cultural, filantrópico e caritativo, fundamentada na doutrina espírita. E passou a fazer o atendimento à comunidade em âmbito assistencial, além das atividades religiosas.
A Casa do Jardim é mantida pelas mensalidades de seus sócios ou por doações espontâneas. Ela comercializa livros da doutrina espírita e, antes da pandemia, também promovia brechós sociais com as roupas recebidas via doações.