Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
A Prefeitura de Porto Alegre e a Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP) devem assinar até esta quarta-feira (17) um acordo para manter o valor da passagem de ônibus da capital gaúcha congelado por 90 dias. Atualmente em R$ 4,55, o valor da tarifa deveria ter sido reajustado no dia 1º de fevereiro.
O engenheiro de transporte da ATP Antônio Augusto Lovatto explica que a decisão de manter o valor congelado partiu da prefeitura e caberá ao poder público fazer uma compensação durante os 90 dias para cobrir a diferença da tarifa pleiteada pela entidade, que é de R$ 5,20 para cobrir os gastos.
Durante a vigência do acordo será criada uma comissão composta por técnicos da EPTC e a da ATP para que seja feita uma remodelagem do contrato entre as empresas de ônibus da Capital e a prefeitura, firmado em 2015.
A pandemia de coronavírus impactou fortemente o setor de transportes no ano passado. Com as restrições, o número de passageiros no transporte público caiu drasticamente. A gestão do ex-prefeito Nelson Marchezan Júnior chegou a pedir ajuda federal para manter os ônibus circulando nas ruas.
Procurada pela reportagem, a assessoria da Empresa Pública de Transportes e Circulação (EPTC) afirma que ainda não recebeu as cláusulas do contrato. Assim que o contrato for firmado, a informação será divulgada oficialmente.