Porto Alegre, dom, 13/04/25

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 06 de Abril de 2025 às 16:49

Mais de 100 mil pessoas devem visitar o Complexo Cristo Protetor de Encantado até maio

A estátua, que conta com altura total de 43,5 metros, supera o Cristo Redentor do Rio de Janeiro de 38 metros

A estátua, que conta com altura total de 43,5 metros, supera o Cristo Redentor do Rio de Janeiro de 38 metros

TÂNIA MEINERZ/JC
Compartilhe:
Fabrine Bartz
Fabrine Bartz Repórter
Inaugurado neste domingo (6), o complexo Cristo Protetor de Encantado deve receber 100 mil visitantes até o início de maio, segundo uma estimativa divulgada pelo governo do Rio Grande do Sul. Localizado no topo do Morro das Antenas - 400 metros acima do nível do mar -, o monumento começou a ser construído em julho de 2019. A estátua, que conta com altura total de 43,5 metros, supera o Cristo Redentor do Rio de Janeiro de 38 metros.Na mão direita do Cristo, a marca de pregos, conforme os registros bíblicos. Aos pés, uma placa com o nome de centenas de doadores responsáveis pela obra. No entanto, o elevador até o coração do monumento ainda não está liberado para uso em função de infiltrações. O espaço ainda conta com uma placa em agradecimento à família de Aida Protto pela área cedida de 7.617,81 m². “Com o passar do tempo, novas estruturas foram criadas para ampliar o espaço da fé”, explica o empresário Robison Gonzatti, presidente da Associação Amigos de Cristo, responsável pela execução da obra.
Inaugurado neste domingo (6), o complexo Cristo Protetor de Encantado deve receber 100 mil visitantes até o início de maio, segundo uma estimativa divulgada pelo governo do Rio Grande do Sul. Localizado no topo do Morro das Antenas - 400 metros acima do nível do mar -, o monumento começou a ser construído em julho de 2019. A estátua, que conta com altura total de 43,5 metros, supera o Cristo Redentor do Rio de Janeiro de 38 metros.

Na mão direita do Cristo, a marca de pregos, conforme os registros bíblicos. Aos pés, uma placa com o nome de centenas de doadores responsáveis pela obra. No entanto, o elevador até o coração do monumento ainda não está liberado para uso em função de infiltrações. O espaço ainda conta com uma placa em agradecimento à família de Aida Protto pela área cedida de 7.617,81 m².

“Com o passar do tempo, novas estruturas foram criadas para ampliar o espaço da fé”, explica o empresário Robison Gonzatti, presidente da Associação Amigos de Cristo, responsável pela execução da obra.
• LEIA MAIS: Emoção e expectativa de retomada marcam inauguração do Cristo Protetor de Encantado

Além da estátua, o Complexo Cristo Redentor conta com espaços como uma capela envidraçada em meio a mata, velário, fonte, mirante com vista para o centro de Encantado e lojas de souvenirs e alimentos. Já o Jardim do Acolhimento, espaço de contemplação em meio à natureza, ainda está em obras.

A capela, destinada a São João Batista Scalabrini, marca os 120 anos da sua passagem por Encantado. O relicário conta com fragmentos ósseos de Scalabrini e um fragmento retirado da mão direita do Cristo Protetor e abençoado pelo Papa Francisco ainda em agosto de 2023.

A família Ireni Pacheco chegou antes das 9h deste domingo (6) para celebrar seu aniversário de 62 anos da mãe, Élida Pacheco. “Era o sonho dela. A cidade, realmente, é encantada. Todos são muito acolhedores e os espaços são lindos.

O complexo tem rampas de acessibilidade, piso podotátil e placas com informações em Braille em três idiomas: português, espanhol e inglês. Para o público com dificuldades de locomoção, haverá carrinhos elétricos. A estruturação incluiu a pavimentação de uma via de acesso de 2,4 km, com investimento de R$ 8,5 milhões do governo do Rio Grande do Sul.

Segundo a Associação Amigos de Cristo de Encantado (AACE), entre 2020 e 2022, foram inaugurados 1.172 empreendimentos turísticos na região, com a criação de 2.044 postos de trabalho. Os dados incluem desde hotéis e restaurantes até micro e pequenos negócios, como artesanato e produção rural, integrados à cadeia do turismo.

Notícias relacionadas

Comentários

0 comentários