Porto Alegre, seg, 14/04/25

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 06 de Abril de 2025 às 13:55

Emoção e expectativa de retomada marcam inauguração do Cristo Protetor de Encantado

Solenidade contou com a presença de autoridades políticas e religiosas

Solenidade contou com a presença de autoridades políticas e religiosas

TÂNIA MEINERZ/JC
Compartilhe:
Fabrine Bartz
Fabrine Bartz Repórter
 Símbolo da esperança, principalmente, diante dos eventos climáticos extremos que atingiram o Rio Grande do Sul, o Complexo Cristo Protetor, em Encantado, no Vale do Taquari, foi inaugurado neste domingo (6). A solenidade contou com a presença de autoridades políticas e religiosas, além de fiéis.
 Símbolo da esperança, principalmente, diante dos eventos climáticos extremos que atingiram o Rio Grande do Sul, o Complexo Cristo Protetor, em Encantado, no Vale do Taquari, foi inaugurado neste domingo (6). A solenidade contou com a presença de autoridades políticas e religiosas, além de fiéis.
Além da estátua, o complexo conta com espaços como uma capela envidraçada em meio à mata, velário, fonte, mirante com vista para o centro de Encantado e lojas de souvenirs e alimentos. Já o Jardim do Acolhimento, espaço de contemplação em meio à natureza, ainda está em obras. Segundo o governo do Estado, a atração deve receber 100 mil visitantes até o início de maio.

Em sua fala, o empresário Robison Gonzatti, presidente da Associação Amigos de Cristo, destacou que a realização das obras ocorreu “sem o uso de verbas públicas, apenas com doações”. A obra foi financiada por uma cooperativa de crédito. Os valores, no entanto, não foram divulgados. Com cantos e orações, a missa de acolhimento e gratidão teve início às 10h e foi celebrada pelos cardeais Dom Jaime Spengler e Dom Silvano Maria Tomasi, que representou o Papa Francisco.

Dom Jaime Spengler lamentou a morte dos estudantes de paisagismo da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no acidente da última sexta-feira (4) e pediu para que o “Papa Francisco tenha saúde para continuar com sua missão”. Além disso, o Dom Jaime lamentou as centenas de mortes durante os conflitos armados e prezou pela paz. A reconstrução do Vale do Taquari, devido às enchentes que atingiram a região em setembro de 2023 e maio de 2024, foi o tema principal das orações.
O cardeal Dom Jaime Spengler celebrou a missa de inauguração do Cristo Protetor de Encantado | TÂNIA MEINERZ/JC
O cardeal Dom Jaime Spengler celebrou a missa de inauguração do Cristo Protetor de Encantado TÂNIA MEINERZ/JC


O prefeito de Encantado, Jonas Calvi, destacou as mudanças do projeto, que inicialmente incluía apenas o entorno do Cristo até a inauguração do complexo, por meio do Fundo de Turismo. De acordo com ele, “10% do da bilheteria será repassado para os empreendimentos”. Além disso, o prefeito também mencionou a alteração do Plano Diretor para realização das obras.

“O recurso do Estado foi destinado para parte de fora, no acesso ao Cristo”, destacou o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que reconheceu o trabalho desenvolvido pela comunidade. O município também recebeu uma placa em homenagem ao ex-prefeito Adroaldo Conzatti, falecido em 2021.

A ideia da construção do Cristo Protetor surgiu em 2015, com o padre João Granzotto, sacerdote da Congregação dos Missionários Scalabrinianos, falecido em 2020, que compartilhou com o ex-prefeito de Encantado.

A cerimônia de inauguração contou com a apresentação do Coral Santo Antônio, de Bento Gonçalves. Além disso, a chama crioula foi acesa. Ao final da manhã, a Orquestra Sinfônica de Gramado apresentou o espetáculo "Ópera Gaúcha do Cristo Protetor”.

A partir do dia 8 de abril, o complexo estará aberto de terça a domingo, incluindo feriados. Para pessoas até 12 anos, acima de 60 anos e moradores de Encantado, a entrada é gratuita. Já para pessoas entre 13 e 59 anos, o ingresso custa R$ 30.
 

Comentários

0 comentários