Porto Alegre registrou mais um temporal severo na semana passada, afetando o fornecimento de água. Os geradores da Estação de Bombeamento de Água 16, localizada na Cidade Baixa, apresentaram uma falha técnica no acionamento (Jornal do Comércio, edição de 1°/04/2025). O governo não tem plano de ação para enfrentar intempéries e muito menos pessoal capacitado, mesmo tendo passado 11 meses da enchente histórica. Sempre após os acontecimentos dizem que vão apurar as responsabilidades. (Vilson Neumann Machado)
Os planos de saúde médico-hospitalares tiveram mais de R$ 10 bilhões de lucro em 2024, segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar. Foi um dos melhores resultados, devido a diminuição de sinistralidades e higienização de carteira, excluindo usuários custosos (Coluna Espaço Vital, JC, 21/03/2025). Nada contra as empresas terem lucro, mas a ANS deveria se preocupar com os planos dos idosos acima de 75 anos que, em sua maioria, recebem aposentadorias baixas, que muitas vezes mal dão para pagar seu plano e os caros remédios. (Ramiro Nunes de Almeida Filho)
Visitando recentemente o Campus do Vale da Ufrgs, no bairro Agronomia, fiquei estarrecido com o péssimo estado de conservação de inúmeras ruas internas da instituição. A reitora poderia tomar uma atitude e mandar fazer os ajustes necessários em respeito à comunidade universitária e visitantes que diariamente transitam pelo local. (Adriano Ramos)
A construção do
Memorial da Kiss, em Santa Maria, enfrenta mais um atraso, e a data de entrega, prevista inicialmente para março e prorrogada para 30 de junho, pode mudar novamente. O motivo são novas adequações no projeto, exigidas pelo Corpo de Bombeiros para a liberação do Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI). No momento, as obras estão temporariamente paradas (Site do JC, 28/03/2025). Apenas um jardim florido já seria um simbólico memorial. (Augusto Bilhalva Goulart)
A
Alfajores Odara, com fábrica na Zona Norte de Porto Alegre, tem se consolidado como uma das principais marcas do segmento no Brasil. A marca projeta um crescimento de mais de 60% em 2025. Hoje, São Paulo passou o RS e já é o principal mercado (Caderno GeraçãoE, JC, 27/03/2025). Parabéns para essa empresa. Produto top! (Marília Bermudez)
Baita produto e baita empresa. (João Pedro Hack Ribeiro)