Porto Alegre, seg, 14/04/25

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 06 de Abril de 2025 às 09:14

Você sabia que destinar o IRPF é vantajoso?

Sérgio Nikolay é vice-diretor administrativo-financeiro das Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT

Sérgio Nikolay é vice-diretor administrativo-financeiro das Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT

FACCAT/Divulgação/JC
Compartilhe:
JC
JC
Sérgio Nikolay
Sérgio Nikolay
Uma grande parte dos contribuintes do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) que escolhem o modelo de "Deduções Legais" pode usufruir de benefícios tanto para si mesmos quanto para as entidades sociais de sua região ou município. Esse processo é simples e acessível, independentemente de você ter imposto a pagar ou a restituir. Ao realizar a declaração de IRPF através do aplicativo da Receita Federal do Brasil (RFB), é possível destinar uma parte do imposto devido para uma instituição social de sua escolha. Esse valor é limitado a 3% do imposto devido, o que pode representar uma ajuda significativa para organizações que dependem de recursos para suas atividades.
Ao preencher sua declaração no aplicativo da Receita Federal, o sistema realiza todos os cálculos automaticamente, levando em consideração os seus rendimentos de 2024 e o valor do imposto devido. O sistema também apresenta a opção entre o modelo "Deduções Legais" e o "Modelo Simplificado", destacando as vantagens de cada um. Caso você opte pelas "Deduções Legais", uma excelente alternativa, o aplicativo permite destinar uma parte do imposto para uma instituição social, seja em sua cidade ou em uma localidade de sua escolha.
Por exemplo, se o valor do imposto devido for de R$ 1.000,00 e você não tiver feito nenhuma destinação até o último dia útil de dezembro, quando vence o prazo para destinar até 6% do imposto devido, o sistema automaticamente calculará a sua destinação de 3%, o que, nesse caso, resultaria em R$ 300,00. Caso o seu imposto a ser restituído seja superior, o valor da destinação será devolvido a você corrigido pela Selic (atualmente em 14,25% ao ano), o que oferece um rendimento atrativo, superior à maioria das opções de investimentos de curto prazo e, o melhor, isento de tributação.
Além de ser uma forma vantajosa para o contribuinte, essa ação tem um impacto positivo nas entidades sociais que atuam em sua região. Ao destinar uma parte do seu imposto para essas instituições, você contribui diretamente para o bem-estar e a sustentabilidade dessas causas. Faça você a diferença!
Vice-diretor administrativo-financeiro das Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT
 

Comentários

0 comentários