Com ocupação de até 300% nos serviços, a Santa Casa de Porto Alegre comunicou na tarde deste domingo (14) que decidiu fechar duas das três emergências por prazo indeterminado. Apenas casos de risco de morte serão ainda atendidos, esclareceu a instituição, em nota.
A Santa Casa fechou duas das três emergências de adultos: a do SUS, no Hospital Santa Clara, e a exclusiva de Covid, no Hospital Dom Vicente Scherer.
"Ambas unidades já vinham atendendo com restrição, mas, agora, a necessidade de fechamento se dá pela sua capacidade assistencial estar próxima aos 300% de ocupação", reforça a instituição.
A Santa Casa diz que vai monitorar a situação para avaliar como será o fluxo. Segundo o painel da Secretaria da saúde, o complexo tem 29 pessoas infectadas com o novo coronavírus aguardando leito intensivo nas emergências e são 155 em ventilação mecânica que também precisariam de UTI, que apresentam 118% de uso da capacidade.
A medida escancara ainda mais o esgotamento do sistema hospitalar na Capital. Neste domingo, a lotação é de 116% nas UTIs, sendo que 13 dos 18 hospitais monitorados pelo painel da Secretaria Municipal da Saúde tem mais de 100% de uso da capacidade.
Alguns como o Moinhos de Vento, Ernesto Dornelles e Fêmina ultrapassam 150%. São 1.155 doentes nas unidades intensivas para 997 vagas operacionais. Do total internado em UTIs, 878 é de doentes com Covid-19 (831) e suspeitos (48). Há ainda 224 pessoas aguardando vaga nas emergências dos hospitais.