Duas redes com operação nacional e uma delas no Mercosul estão expandindo suas operações para o interior do Rio Grande do Sul. São elas, a gaúcha Renner e a recifense Pernambucanas, que estão prestes a abrir lojas em Cachoeira do Sul, no Centro do Estado.
A coluna mostrou ainda que a cidade também registra a chegada de outras operações, como a do
atacarejo Stok Center, da Comercial Zaffari, de Passo Fundo. A unidade está em etapa final de construção e com vagas de empregos abertas.
Renner, companhia com unidades também no Uruguai e Argentina, e Pernambucanas preparam o desembarque frente a frente na principal rua do comércio de rua da cidade. As duas marcas estão em obras nos imóveis escolhidos, situados na rua Júlio de Castilhos. Tapumes indicam a chegada das filiais, que já é de conhecimento da vizinhança.
O reforço no comércio local de vestuário com marcas de fora vai diversificar as opções de bandeiras nacionais existentes, que são ligadas ao segmento de eletrodomésticos, comenta a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do município, Élida Tromer.
Renner já pediu alvará para abrir a operação na principal rua do comércio na cidade. Fotos: Patricia Miranda/Divulgação
"O número maior de lojas de rede são as de eletrodomésticos. Este quadro tem modificado com a projeção de aumento de lojas de vestuário", observa Élida.
A coluna confirmou que a maior varejista de moda do Brasil prepara a chegada na cidade, mas a Renner não deu maiores informações sobre tamanho, empregos e demais itens sobre a unidade e nem quando deve abrir. O imóvel é um prédio de dois pisos.
A prefeitura informa que a rede gaúcha já solicitou alvará para a operação do ponto. A rede de moda tem plano de abrir 20 unidades este ano pelo País, que terá parte no Estado.
A futura Pernambucanas fica em frente, em uma construção que está em obras, pelas imagens que a coluna obteve. O prédio tem dois pisos e está com trabalhos na fachada.
Pernambucanas vai se instalar na frente da concorrente na mesma via e ainda finaliza obras no prédio onde terá filial
Questionada sobre a abertura da nova filial, a rede nordestina não informou quando deve abrir as portas. Por estar em obras ainda, a marca não pediu alvará de funcionamento. A rede tem mais de 450 unidades pelo País.
"Para o município, é bem expressivo a vinda destas lojas âncoras, pois gera empregos e de, certa forma, fortalece o comércio local porque o público do interior vem para consumir nestes locais e acaba consumindo em outros estabelecimentos", projeta a presidente da CDL Cachoeira do Sul.
Elida comenta ainda que há oferta de imóveis vazios na região comercial para locação. Como muitos são edificações mais antigas, necessitam de reforma para receber novos ocupantes.
Além disso, o shopping existente na cidade, na rua Sete de Setembro, trocou de dono, passa por revitalização e busca novas operações.