Impressionante, não? A foto mostra a aproximação da tormenta sobre Porto Alegre na sexta-feira passada. Trata-se de uma nuvem de desenvolvimento vertical conhecida como CB (cumulus nimbus), que pode atingir bem mais de 13 mil metros de altitude. Ventos de até 300 km/h circulam no interior de uma CB.
O tamanho da bronca II
É para detectá-las que existe radar nos aviões. As caixas pretas (laranjas) do Airbus A320-200 da AirAsia mostrarão se o avião entrou nela e então teve problemas estruturais que acabaram por romper a fuselagem, desintegrando o avião. Pelo tamanho da bronca, pode-se imaginar o que aconteceu com o A320 da AirAsia, se for o caso.
O despacho dos prédios
Rever o despacho que proibiu a construção de edifícios entre o aeroporto Salgado Filho e o bairro Rio Branco de Porto Alegre foi o centro da conversa entre o ministro da Aviação, Eliseu Padilha (PMDB), e o deputado federal em exercício Luiz Fernando Záchia (PMDB). O argumento de Záchia é que mais de uma centena de prédios já foram construídos antes da proibição nas últimas décadas, alguns com altura igual ou superior aos edifícios em construção.
A vingança do crocodilo
De vez em quando as agências de notícias relatam acontecimentos que merecem uma segunda leitura para que sejam bem-absorvidas. No último sábado, em torno de 60 pessoas que participaram de uma festa de casamento em Maputo, Moçambique, morreram por terem bebido cerveja caseira envenenada com... bile de crocodilo.
Baixou, escancarou
O que a senadora Marta Suplicy (PT-SP) falou de Lula (PT) e da presidente Dilma Rousseff (PT) já foi fartamente divulgado, entrelinhas e em linhas inteiras, durante a campanha eleitoral. Esse tipo de fenômeno político — todos sabem o que está acontecendo, mas oficialmente não é verdadeiro — é como a nuvem que abriga dados do computador. Baixou, escancarou.
Ministro aprovado
Se a ministra da Agricultura, Kátia Abreu (PMDB), já entra no mandato sob o signo da cizânia da contrariedade, inclusive de boa parte do PT, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior é visto com bons olhos pelo agronegócio. Os acordos comerciais propostos no discurso de posse de Armando Monteiro (PTB) são estratégicos para o setor, garante o ex-ministro Francisco Turra (PP), presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).
Meio feriado...
...é como meia gravidez. Mas eles existem, acredite, sob nomes como meio-expediente e pontos facultativos. O Diário Oficial do Estado de ontem publicou a lista dos feriados, dos pontos facultativos e de expedientes matutinos e vespertino, como a Quarta-feira de Cinzas. Os matutinos são os dias que antecedem feriadões, como a quinta-feira da semana da Páscoa. Que tal rebatizar Ponto Facultativo de Ponto Obrigatório? Faria mais sentido.
O troféu que falta

FERNANDO ALBRECHT/ESPECIAL/JC
Tanto prêmio e troféu que é distribuído em atividades de todo o País que a corrupção bem que merecia também o seu. Um júri de notáveis escolheria os melhores casos nas categorias pessoa física, jurídica e governamental. Com a cara de pau que muitos dos flagrados mostram em público, certamente não desprezarão o prêmio. Um probleminha operacional é a quantidade de troféus que seriam necessários, mesmo que a premiação seja anual.
Cacique
Contra a seca, o cacique. Mais especificamente, a Fundação Cacique Cobra Coral, que ficou famosa por se propor a alterar o ciclo das chuvas. A minuta da renovação de convênio está na mesa do ministro das Minas e Energia, Eduardo Braga (PMDB), segundo a revista IstoÉ. Governador e prefeito do Rio de Janeiro já fecharam parceria.
Miúdas
- EM curso o campeonato entre os recalls de montadoras e suspensão de medicamentos pela Anvisa. Jogo duro.
- TRÂNSITO em algumas avenidas estava infernal ontem de manhã. Nem parecia janeiro.
- ATÉ as antigamente indestrutíveis sandálias Havaianas já parecem ter aderido à obsolescência programada.
- METEOROLOGIA previu pancadas de chuva no sábado, domingo e ontem. Um dia ela acerta.