O novo técnico colorado, Eduardo Coudet, estreou impondo seu novo estilo de jogo com vitória de 1 a 0 ante o Juventude, no estádio Alfredo Jaconi, nesta quinta-feira (23), em Caxias do Sul. Outro estreante, Thiago Galhardo marcou de pênalti para garantir a vitória no primeiro jogo do Internacional no Campeonato Gaúcho 2020.
Foi também o primeiro jogo de Dámian Musto com a camisa colorada. Aliás, ele foi fundamental para que Coudet pudesse utilizar o 4-1-3-2, esquema preferido do treinador. Musto, centralizado, descia para jogar entre os dois zagueiros, coordenando a saída de bola. Assim, os laterais Uendel e Heitor ficavam livres para subir ao ataque.
Mesmo com o time reserva, já deu para observar o novo esquema tático colorado. Com os laterais livres e a velocidade de Marcos Guilherme e Wellington Silva, que jogaram em um meio de campo centralizado por Nonato, enquanto Galhardo e Sarrafiore foram os atacantes.
O Inter marcou em cima, às vezes com três jogadores pressionando a saída de bola do Juventude, e tentou manter a posse de bola – duas coisas que pouco se viu na equipe colorada em 2019. O time de Porto Alegre acabou a partida com 64% de posse de bola.
Mesmo sendo a primeira de 2020, a partida começou intensa. Os dois times jogavam com muito equilíbrio, marcação forte, dividindo e tentavam propor o jogo. Quem atacou primeiro foi a equipe da Serra. Em cobrança de falta, Eltinho levantou para o volante Marciel, que cabeceou para a defesa segura de Marcelo Lomba.
A melhor chegada do Internacional, por sua vez, resultou em gol. Lançado pela direita, Marcos Guilherme cruzou para Sarrafiore. Após um milagre do goleiro Marcelo Carné, o atacante colorado cabeceou no rebote e a bola bateu no braço de Genílson: pênalti. O zagueiro do Juventude foi expulso. Aos 16 minutos, Thiago Galhardo converteu em cobrança rasteira no canto direito do goleiro.
Após o gol, o Inter tomou o domínio da partida, mantendo a posse de bola no meio campo sem sofrer muitos perigos. A partir daí, o jogo esfriou. A maior chance depois dos 16 minutos foi do Juventude. Bruno Alves saiu na cara de Lomba, mas pegou errado na bola e chutou para fora.
O segundo tempo foi uma continuação da última metade do primeiro. A etapa complementar foi marcada por uma atuação tímida dos dois times. As equipes pareceram ter sentido o início da temporada, e não conseguiram imprimir o mesmo ritmo do primeiro tempo.
À frente no placar, o Internacional manteve o controle da partida. Não atacava com força para não correr perigos atrás. Quando o Juventude retomava a posse, não conseguia fazer a transição suficientemente rápido a ponto de pegar a zaga colorada desprevenida.
A morosidade da partida só foi quebrada nos cinco minutos finais, quando o Inter pressionou o Juventude e obrigou o goleiro Marcelo Carné a operar foi milagres, após finalizações de Marcos Guilherme e Thiago Galhardo.
Após a estreia vitoriosa, o Inter de Coudet joga a primeira do ano no Beira-Rio no domingo, às 19h, contra o Pelotas. Já o Juventude vai à Ijuí, enfrentar o São Luiz no 19 de outubro.
Nas demais partidas da noite, o Aimoré bateu o Brasil de Pelotas por 1 a 0 no Cristo Rei, enquanto São José e Esportivo empataram por 1 a 1 no Passo d’Areia, na Capital.
Juventude 0 x 1 Internacional |
|
Marcelo Carné; Eltinho, Reynaldo, Genílson e Samuel Santos; Marciel, João Paulo,John Lennon e Pedro Ken. Bruno Alves e Wallace. Técnico: Marquinhos Santos. |
|
Marcelo Lomba; Heitor, Roberto, Pedro Henrique e Uendel; Musto; Nonato, Marcos Guilherme e Welington Silva; Sarrafiore e Thiago Galhardo. Técnica: Eduardo Coudet. |
Árbitro: Anderson Daronco |