A Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) divulgou nota neste sábado (28) orientando os municípios gaúchos a manterem o isolamento social como forma de combate ao novo coronavírus, inclusive a vigência de decretos de emergência e calamidade.
A nota, assinada pelo presidente da entidade e prefeito de Palmeira das Missões, Eduardo Russomano Freire (PDT), destaca que a recomendação da entidade se alinha à manifestação pública do Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (DEM), que no sábado confirmou 114 mortes por causa do Covid-19 dentre 3.904 casos confirmados.
De acordo com o texto, a entidade “concorda com o Ministro da Saúde que flexibilizar as medidas restritivas de circulação, como liberação das atividades de comércio e retorno às aulas, é uma temeridade”, e que essa flexibilização poderia levar à aceleração do contágio e à sobrecarga do sistema público de saúde.
A entidade também ressalta que mais de 90% dos municípios gaúchos ainda aguardam a chegada de equipamentos de proteção individual e aparelhos hospitalares como respiradores mecânicos. Até a manhã de domingo o Rio Grande do Sul já registrava 226 casos – quase metade destes em Porto Alegre, e os outros distribuídos em outras regiões do Estado.