A companhia aérea portuguesa TAP Air cancelou voo que sairia nesta quinta-feira (22) de Porto Alegre para Lisboa. A informação foi confirmada pela Fraport Brasil, concessionária do Aeroporto Internacional Salgado Filho, na Capital gaúcha.
Segundo a Fraport a decisão foi tomada devido à baixa demanda para voo que sairia à noite. As vendas haviam sido retomada em 25 de setembro, após
o governo federal publicar portaria que derrubou a proibição de transporte de passageiros do exterior no Aeroporto de Porto Alegre, que estavam suspensos desde julho. Mesmo assim, os voos para o exterior estavam sem demanda devido a restrições. A companhia
tinha voos para o fim de outubro.
Os últimos voos diretos da TAP
haviam sido em meados de março, antes de começarem as medidas de restrição em todos os aeroportos. Na época, a suspensão de voos partiu da companhia devido à situação da pandemia no Brasil e restrições da União Europeia.
Em fim de julho, uma portaria federal, renovada em agosto e com efeito até esta semana quando foi revogada, ergueu a barreira para o tráfego de fora.
A Fraport Brasil, concessionária do aeroporto na Capital gaúcha, informou, por nota, que, "neste momento, a previsão é de que a
TAP retome os voos em 22/10, com origem Lisboa".
O Porto Alegre Airport está preparado para receber "as operações de voos internacionais de acordo com a capacidade da pista e do Terminal de Passageiros". A empresa não confirmou as restrições a peso. A Fraport aponta que, mesmo com a volta das operações internacionais, acredita que a
reação será maior pelo tráfego doméstico.
A companhia mantém voos hoje nos terminais em Guarulhos, Rio de Janeiro, Recife, Belo Horizonte, Fortaleza, Salvador e Brasília, que vêm sendo retomados mês a mês.
Não basta comprar bilhetes para viajar a Lisboa
Mesmo coma retomada dos voos diretos da companhia portuguesa, os candidatos a ter assentos na rota terão de atender às exigências para viajar aos países europeus, emitidas pela União Europeia (UE). Viagem de turismo de brasileiros não é permitida.
As exceções para viajar são cidadãos portugueses que residem no Brasil, brasileiros com cidadania europeia, como descendentes de italianos no Rio Grande do Sul, e brasileiros com residência fixa no país europeu - muitos compraram imóveis nos anos recentes em Portugal, incluindo gaúchos.
Outras situações possíveis são viagens de negócios, para estudos e saúde. Nestes casos, é preciso fazer toda comprovação para a companhia, observando requisitos e documentos indicados nas recomendações da UE.
Todos os passageiros para embarcar precisam apresentar teste negativo de RT-PCR, que detecta o vírus ativo do novo coronavírus, com até 72 horas de realização.
Em muitos aeroportos onde já pode ter embarque nos voos da TAP, é grande o número de pessoas com bilhetes comprados que não conseguem embarcar porque não atendem às exigências.