Certamente, não haveria lugar mais adequado e certo para comemorar o aniversário da Varig. A Pinacoteca Ruben Berta seria o refúgio perfeito de um encontro que se perpetuou pela vida e se solidificou pela morte. Tanto Ruben Berta como Assis Chateaubriand fizeram da existência uma ode à criatividade, à construção de obras dignas de um reconhecimento eterno.
Nas asas da Varig, na pena escriba do insigne jornalista e empresário, virtudes ganharam formas, em louvor a cultura e o saber. Chatô, arquitetando museus, catando pelo universo peças valiosas, que Berta pinçava, com um cuidado cirúrgico, transportando para o Museu de Arte de São Paulo (Masp) cada tijolo de uma grande construção. Homenagear Ruben Berta foi o ato derradeiro de carinho que o magnata da imprensa prestou ao amigo. É com este espírito que cultivo a história, por quem teve o privilégio de conviver com estas duas figuras inesquecíveis.
Com o Projeto Varig/Experience, no Boulevard Laçador, a presença de um garboso DC-3, remodelado, reunindo milhares de visitantes, é a garantia de que a marca Varig, apanágio de uma geração, não será esquecida. Hoje, 7 de maio, esperamos vocês para um encontro ao cair da tarde, na certeza de que a Varig sempre viverá no coração e na lembrança daqueles que ajudaram a construir esta marca ou usufruir dos seus insuperáveis serviços.
Jornalista