Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Neve chega ao Rio Grande do Sul e pode ficar mais alguns dias
Em Gramado, flocos cobriram de branco carros, árvores e telhados de residências da cidade
GERSON SORGETZ/DIVULGAÇÃO/JC
Mais de 15 municípios gaúchos enfrentaram neve ou chuva congelada na tarde desta quarta-feira (28). Como a massa de ar polar recém ingressou, a MetSul Meteorologia afirma que ainda há chances de nevar em diversas áreas do Estado, sendo mais forte durante a noite. Para esta quinta-feira, a previsão de temperatura mínima no Rio Grande do Sul é de -5°C.
VÍDEOS JC: Imagens da neve caindo em Gramado
A primeira cidade a registrar flocos de neve foi São Francisco de Paula, por volta das 15h desta quarta-feira. Depois, uma neve leve apareceu em cidades como Herval, Bagé, Nova Petrópolis, Bento Gonçalves, Gramado, Passa Sete, Canela, Soledade, Farroupilha, Caxias do Sul e Carlos Barbosa. Muitos municípios registraram chuva congelada, inclusive cidades do Litoral Sul, como São José do Norte e Rio Grande.
Ainda, a mínima do dia foi em Capão Bonito do Sul, no Nordeste do Estado, que registrou -5,4°C. Em Porto Alegre, a mínima foi de 3,4°C e, na Região Metropolitana, de 1,8°C em Novo Hamburgo, no bairro rural Lomba Grande. A MetSul afirma que o frio recém começou e está dentro do esperado.
Santa Catarina bateu o recorde de frio dos últimos oito anos, registrando -7,7°C, entre 6h e 7h desta quarta-feira na estação meteorológica do Morro da Igreja. A possibilidade de neve também chega em Santa Catarina e no Paraná, e a MetSul considera a possibilidade de ser o evento de neve com a maior abrangência geográfica desde 2013. Já em São Paulo, o frio intenso já chegou e, nesta quinta-feira, fica mais forte, podendo atingir mínimas entre 6ºC e 7ºC, inferiores em pontos mais altos e no Sul da cidade, durante o amanhecer.
O ar mais seco associado à massa de ar polar vai abranger grande parte do Rio Grande do Sul nesta quinta-feira. A previsão é de tempo mais aberto e de frio intenso pela manhã. A temperatura irá baixar de 0° em muitos municípios de diversas regiões. O risco de geada forte é alto na metade Oeste do Estado. A tarde será de sensação de frio intenso, com marcas que em muitas cidades ficarão abaixo ou ao redor de 10°C. A mínima de quinta-feira para o Estado é de -5°C e a máxima de 12°C. Durante a noite, a temperatura despenca.
O frio intenso segue na Capital, que, nesta quinta-feira, poderá ter o amanhecer mais gelado do ano até agora. Durante a tarde, o tempo fica ensolarado e a temperatura sobe devagar. A mínima prevista para Porto Alegre é de 3°C e a máxima, de 10°C. Já na sexta-feira, as temperaturas devem variar entre 1°C e 12°C. No sábado e domingo, a temperatura sobe um pouco, podendo chegar a máximas de 16°C e 17°C e a mínimas de 3°C e 4°C, respectivamente.
Cidades que tiveram neve e/ou chuva congelada nesta quarta-feira
Canela
Caxias do sul
Gramado
São Francisco de Paula
Passo Fundo
Bom Jesus
Soledade
Santa Maria do Herval
Canguçu
Pelotas
Morro Redondo
Bento Gonçalves
Nova Alvorada
Nova Petrópolis
Nova Prata
Cruz Alta
Carlos Barbosa
Caçapava do Sul
Rio Grande
Guaporé
São José do Norte
Farroupilha
Bagé
Santa Vitoria do Palmar
Passa Sete
Sobradinho
Herval
Viamão
Quer continuar lendo este e outros conteúdos sérios e de credibilidade?
Assine o JC Digital com desconto!
Personalize sua capa com os assuntos de seu interesse
Acesso ilimitado aos conteúdos do site
Acesso ao Aplicativo e versão para folhear on-line
Conteúdos exclusivos e especializados em economia e negócios