A insatisfação externada por lideranças empresariais e políticas das principais cidades da Serra Gaúcha após a
decisão do governador Eduardo Leite (PSDB), anunciada na quarta-feira (15), de manter até 30 de abril a proibição de funcionamento do comércio na região, em razão da Covid-19, resultou em reuniões virtuais desde o início da manhã desta quinta-feira (16) para cobrar mudanças.
Os primeiros a conversar com o governador foram os prefeitos de Caxias do Sul, Flavio Cassina, e de Bento Gonçalves, Guilherme Pasini, também presidente da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste. Ambos apresentaram argumentos para mostrar que a medida do governo em estender a proibição em 14 municípios que integram a Região Metropolitana era injusta.
O governador indicou que avaliaria o pedido se os prefeitos dos 14 municípios manifestassem apoio de forma oficial e assumissem adoção de medidas que constariam em portaria da Secretaria da Saúde para evitar a propagação da doença. No início da tarde, em transmissão ao vivo, o governador anunciou alteração no decreto publicado pela manhã. "Há entendimento, entre os 14 prefeitos, de dispensa do tratamento equânime no que diz respeito às restrições. Também considerando o número de ocupação de leitos de UTI, de 60% na Serra, e o de casos com relação à população, optamos por levantar a restrição", explicou.
Também na quinta-feira, a Secretaria da Saúde, por meio da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, publicou portaria com regras a serem seguidas por todos os estabelecimentos comerciais que reabrirem. A secretária da Saúde, Arita Bergmann, elencou como algumas das obrigações a redução ou o revezamento dos profissionais em cada estabelecimento, a obrigatoriedade de higiene frequente das mãos, o uso de equipamentos de proteção, como máscaras, a proibição da prova de roupas, o compromisso de manter os ambientes ventilados e a redução da capacidade de circulação de pessoas dentro dos ambientes em 50%.
Em Bento Gonçalves, reabertura ocorreu antes mesmo do anúncio do governador
Antes mesmo do anúncio do governador, o prefeito de Bento Gonçalves publicou, pela manhã, decreto de abertura do comércio com as novas determinações, permitindo a retomada ainda nesta quinta-feira. A articulação teve início na noite de quarta durante reunião do prefeito com lideranças empresariais do varejo e secretários municipais. “Temos condições de reabrir os nossos setores de forma muito regrada, organizada, preservando sempre a vida de cada um. Estamos negociando algumas possibilidades porque os dados garantem buscar esta flexibilização”, garantiu Pasin em vídeo.
O texto municipal traz uma série de recomendações que devem ser seguidas, dentre elas o uso de máscaras, muito enfatizado pelo chefe do Executivo, além de equipamentos de proteção individual e a disponibilização de álcool em gel 70%. “Vamos retomar a economia reduzindo os impactos e garantindo emprego e renda para população. Este é um jogo que precisamos jogar juntos e a responsabilidade é de cada um, garantindo ou não a continuidade destes serviços”, frisou Pasin.
As lojas poderão liberar a entrada de clientes proporcionais ao número de atendentes. Já nas academias haverá a necessidade de que cada monitor seja responsável por três clientes a cada momento. Buffets ficam liberados, desde que um funcionário sirva as pessoas, evitando que as mesmas manipulem talheres e outros objetos da mesa. Já em rodízios, além dos atendentes utilizarem máscaras e luvas, também será necessário reduzir as mesas do salão pela metade, aumentando a distância entre elas.
Caxias do Sul aguardava decreto estadual
Até o início da noite, a Prefeitura de Caxias do Sul não havia se manifestado oficialmente sobre a reabertura do comércio. A orientação era por aguardar a oficialização do decreto estadual. No início da tarde houve uma movimentação de varejistas em frente ao Centro Administrativo cobrando a autorização para reabrir.
De acordo com nota do Sindilojas, a Prefeitura teria sinalizado que, após a oficialização da medida anunciada pelo Estado, publicaria decreto permitindo a retomada das atividades de maneira gradual, seguindo critérios semelhantes aos adotados pelas demais categorias que estão permitidas de funcionar com atendimento ao público. A expectativa é que essa liberação para a retomada parcial ocorra a partir da manhã desta sexta-feira (17).
Sem a publicação do decreto, a orientação era para que as lojas permanecessem fechadas. “É uma vitória para os comerciantes caxienses. Os lojistas precisam abrir ou abrir, não há outra solução para salvar empregos e empresas. E estamos preparados para realizar esta abertura com muita responsabilidade e com todos os cuidados sanitários necessários”, destacou a presidente Idalice Manchini.
Municípios da Região Metropolitana da Serra Gaúcha
- Antônio Prado
- Bento Gonçalves
- Carlos Barbosa
- Caxias do Sul
- Farroupilha
- Flores da Cunha
- Garibaldi
- Ipê
- Monte Belo do Sul
- Nova Pádua
- Nova Roma do Sul
- Pinto Bandeira
- São Marcos
- Santa Teresa