Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Plano Diretor de Porto Alegre

- Publicada em 06 de Outubro de 2023 às 01:25

Conferência de revisão do Plano Diretor de Porto Alegre será em novembro

Evento seguirá modelo do realizado em março no Salão de Atos da PUC

Evento seguirá modelo do realizado em março no Salão de Atos da PUC


LUIZA PRADO/JC/LUIZA PRADO/JC
Será nos dias 7, 8 e 9 de novembro (terça, quarta e quinta-feira) a Conferência de Revisão do Plano Diretor de Porto Alegre. Parte da etapa de "sistematização e proposta", a atividade debaterá temas levantados na conferência realizada em março para a leitura da cidade, além de contribuições da sociedade nas oficinas, consultas e grupos de trabalho.
Será nos dias 7, 8 e 9 de novembro (terça, quarta e quinta-feira) a Conferência de Revisão do Plano Diretor de Porto Alegre. Parte da etapa de "sistematização e proposta", a atividade debaterá temas levantados na conferência realizada em março para a leitura da cidade, além de contribuições da sociedade nas oficinas, consultas e grupos de trabalho.
Ainda assim, a principal referência para o debate serão os relatórios da consultoria Ernst & Young, os quais já indicam o caminho que a Prefeitura seguirá na elaboração da revisão da lei que regra o planejamento urbano em Porto Alegre - algumas das propostas já foram contadas pela Coluna.
  • LEIA TAMBÉM:

Da conferência de revisão resultará um produto denominado "cenários para a Porto Alegre 2030". O ano de 2030 é tido como referência do trabalho de revisão por dois motivos: um é ser o mesmo ano apontado pela Organização das Nações Unidas para alcançar os "Objetivos do Desenvolvimento Sustentável" (ODS). O outro motivo é que ele marcaria o período de 10 anos entre as revisões de planos diretores, conforme exigido pelo Estatuto da Cidade, caso o município tivesse cumprido o prazo e concluído a revisão atual em 2020.
O resultado da Conferência de Revisão será a base para a elaboração do projeto de lei, proposta que será apreciada em audiência pública e votada pela Câmara Municipal em 2024. Seguindo o modelo da conferência realizada em março, para avaliação da lei, a atividade terá palestras e oficinas. O lugar será o mesmo - o Salão de Atos da PUC/RS (Av. Ipiranga, 6681) e salas de aula do prédio ao lado.
A principal diferença será o horário: terça (7) e quinta-feira (9) será das 17h às 21h e na quarta-feira (8) das 14h às 21h, com uma hora de intervalo. A opção da Prefeitura pelo turno noturno é uma resposta às críticas que recebeu por realizar a Conferência de Avaliação em dia de semana e durante horário comercial, o que foi apontado como fator que dificultou o acesso de mais pessoas à atividade.
A participação é presencial e aberta a qualquer pessoa interessada mediante inscrição prévia, que ainda não está aberta.

Como serão os três dias de atividades

A proposta de organização do evento foi apresentada aos representantes do Conselho do Plano Diretor na reunião desta semana, dia 3 de outubro. Para ser validada, precisa da aprovação dos conselheiros, o que deve acontecer sem dificuldade, já que a Prefeitura tem maioria no colegiado.
Conforme a sugestão, o primeiro dia (terça-feira, 7/11) será dedicado à apresentação das propostas para a revisão do Plano Diretor e a dinâmica dos trabalhos a serem realizados nos dias seguintes.
No segundo dia (quarta-feira, 8/11), os participantes serão divididos em grupos para discutir propostas, a partir de cenários identificados nas etapas anteriores, e definir estratégias para superar os desafios apresentados.
Para o encerramento, no terceiro dia (quinta-feira, 9/11), cada grupo vai apresentar o resultado do debate realizado no dia anterior para que sejam discutidas e votadas as prioridades.
Assim como na conferência de março, a votação será em bloco de propostas e por contraste (levantamento dos crachás para a identificação de maioria simples). Em paralelo à realização da conferência, será aberta pela Prefeitura, no dia 7 de novembro, uma consulta pública online para receber contribuições pela sociedade, que ficará disponível por 15 dias.

Prefeitura disponibiliza mais um relatório da revisão

Além dos dois documentos compõem o relatório de análise da etapa de leitura da cidade elaborados pela consultoria Ernst & Young, a Prefeitura de Porto Alegre disponibilizou mais um relatório - o "Produto 5", que "tem por finalidade efetuar a sistematização dos resultados integrantes dos estudos realizados até o momento e consolidar a proposta de revisão do modelo espacial do Plano Diretor para fins de realizações de discussões (SIC) com a sociedade".
Todos os relatórios elaborados pela Ernst & Young, assim como pelas consultorias WayCarbon e Terrena Tech, estão disponíveis para consulta na página do Plano Diretor no site da Prefeitura (prefeitura.poa.br/planodiretor).