Com abertura confirmada para novembro pelos empreendedores, o novo shopping de Porto Alegre, na orla do Guaíba, marcou para agosto o ato mais importante na transição entre
obras de construção do Pontal Shopping e a chegada das operações de varejo e outros tipos de atividades.
Vai ser dia 10 de agosto, às 14h, no canteiro do futuro shopping, a cerimônia de entrega dos capacetes, como se chama a passagem de bastão entre construtores e
futuros ocupantes dos espaços.
No convite da SVB PAR, construtora e incorporadora do shopping, o aviso diz tudo: "um novo momento está chegando".
A partir do ato, os futuros operadores, entre lojas de diversos segmentos, área de alimentação e diversão e outros serviços, vão poder colocar em ação a preparação das instalações, para rechear a estrutura colossal que foi erguida na frente do Guaíba.
Não significa que a obra civil está completamente finalizada, ainda há arremates em acabamentos internos e externos, como serviços mais finos de gesso, piso, forro, pinturas e revestimentos e iluminação. Também estão sendo concluídas as instalações de elevadores e escadas rolantes, de ar condicionado, câmeras e central de alarme, detalha a área de engenharia.
No parque público, entre o lago e o shopping, falta apenas ligar a área as subestações à rede da CEEE-Equatorial. Na área lúdica do parque, onde ficam os brinquedos, estão sendo instalados o piso emborrachado e o revestimento de madeira.
Segundo os empreendedores, 86% das obras foram concluídas. O aporte total no empreendimento é calculado em R$ 300 milhões. São 28 mil metros quadrados de Área Bruta Locável (ABL) e mais de 160 lojas. O conceito que o grupo empreendedor trabalha é de lifecenter, por unir ambiente de varejo e serviços e interação com a orla.
Entre os ocupantes, estão confirmados o cinema Cinépolis VIP, McDonald's, Johnny Rockets, Cia do Sono, Livraria Santos, MaxVision e Panvel, Hard Rock Café, Mesa/9 (união dos restaurantes Mesa e 20barra9) e Livraria Santos. O complexo terá um hotel da bandeira DoubleTree By Hilton e um hub de saúde, com salas e serviços médicos.
O Pontal terá ainda um market hall no primeiro piso, com operações de varejo de alimentação in natura a segmentos como queijarias, carnes e bebidas.
A única operação aberta até agora é a da megaloja da Leroy Merlin, que ocupa desde maio 8 mil metros quadrados de área de vendas, em conjunto anexo ao mall principal.