O governo estadual vai se debruçar mais de perto nesta segunda-feira (27) sobre a situação de disseminação de casos e avanço de óbitos por Covid-19 em Passo Fundo. A cidade teve confirmada mais
duas mortes pela doença e chega a nove casos fatais. Porto Alegre também teve mais dois óbitos. “Passo Fundo está nos preocupando”, admitiu o governador Eduardo Leite, durante live pelo seu Instagram, na noite desse domingo (26).
Leite indicou, após citar que o município tem 51 casos por cem mil habitantes (são 102 registros da doença até esta segunda-feira) - que é preciso verificar a situação específica na cidade. Ao mostrar quadros de como é a distribuição de casos, o contraste é grande na comparação com Porto Alegre, que tem 29 casos por cem mil habitantes. Passo Fundo soma 102 casos nesta segunda e 203 mil habitantes, e Porto Alegre tem 436 registros em uma população de 1,4 milhão de habitantes.
“Vamos nos reunir para discutir a situação", apontou leite. Na manha desta segunda, a agenda do governador citava que das 9h às 11h teria "Reunião Gabinete de Crise da Covid-19".
No fim de semana, a Secretaria da Saúde do Estado teria convocado secretários da áreas na região de Passo Fundo para videoconferência. Diante do crescimento de casos no município, teve secretário, como o de Lagoa Vermelha,
apelando para que os moradores "evitem viajar a Passo Fundo".
Passo Fundo está merecendo um olhar com lupa, como disse o reitor da UFPel e coordenador de pesquisa de prevalência de Covis-19, Pedro Hallal, devido a algumas ocorrências. A cidade foi alvo de coleta de dados e testes nesse fim de semana. Hallal indicou a análise mais de perto devido à escalada de casos e pelo efeito regional .
Além de Passo Fundo, Lajeado, outro polo de plantas de abates, também vem crescendo em casos. A cidade no Vale do Taquari chegou a 51 casos e está em terceiro lugar no Estado em notificações.
O comportamento regional deve ser tratado no
novo modelo de distanciamento controlado que o governador vem anunciando para o começo de maio. Até de 30 de abril, vigora decreto com restrições ao comércio apenas na RMPA. Até esta quarta-feira (29), Leite deve apresentar as definições sobre o novo estágio de ação contra a pandemia.
Nas demais regiões, a atribuição de abrir o comércio ficou a cargo dos prefeitos, mas desde que observem medidas na área sanitária, diz o governo. Leite admitiu que, caso a situação em Passo Fundo fique mais grave (seja em velocidade de número de casos como maior ocupação de UTIs) podem ser adotadas restrições, que já vigoraram na
primeira etapa do distanciamento, até 15 de abril.