Porto Alegre, ter, 29/04/25

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 16 de Abril de 2025 às 12:21

Festimar 2025 deve atrair 180 mil pessoas em Rio Grande até 21 de abril, estima CDL

A principal atração gastronômica do evento, a anchova assada, teve 12 mil unidades vendidas na edição anterior do Festimar

A principal atração gastronômica do evento, a anchova assada, teve 12 mil unidades vendidas na edição anterior do Festimar

Guga Volks Foto/Divulgação/JC
Compartilhe:
Josimara Megiato
De Rio Grande
Após um ano de dificuldades econômicas, Rio Grande está celebrando em 2025 a terceira edição do Festival do Mar (Festimar). Com entrada gratuita, o festival projeta receber até 180 mil visitantes até o dia 21 de abril, um crescimento de 20% em relação à edição de 2024, que reuniu cerca de 150 mil pessoas.
Durante 11 dias de programação, o evento homenageia a identidade marítima da cidade, conhecida como a Capital Nacional das Águas, por meio de uma combinação entre gastronomia, cultura e atividades econômicas. A expectativa da organização é de gerar impacto positivo para comércio local e para o setor de serviços, especialmente hotelaria, alimentação e turismo.
 
Letícia Vanzelote, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Rio Grande e São José do Norte, responsável pela realização do evento, destaca que o Festimar é mais do que uma festa: é uma estratégia de desenvolvimento regional. “Essa festa é promovida para o desenvolvimento econômico da nossa região. Esperamos entre 150 a 180 mil visitantes, o que fortalece toda a rede econômica do Rio-Grandino, do Nortense e da região Sul”, afirma.
Neste ano, a Feira de Comércio e Serviços – uma das atrações mais esperadas do festival – aumentou de tamanho e conta com 70 expositores. A variedade de produtos vai desde alimentos típicos da região, como a anchova assada, carro-chefe da culinária do festival, até itens da agricultura familiar, artesanato e vestuário. Em 2024, por exemplo, foram vendidas cerca de 12 mil anchovas durante o evento.
A comerciante Marilene Martins, que trabalha com produtos em couro, veio da Serra Gaúcha pela segunda vez para participar da feira, está otimista: “A expectativa é dobrar o faturamento em relação ao ano passado. A feira foi muito boa e este ano estamos aguardando muito mais movimento, mais turistas, e que ela seja produtiva para todo mundo”, comenta.
Além do aspecto econômico, o Festimar exerce um papel na promoção cultural da cidade. A programação inclui shows de artistas nacionais, estaduais e locais, além de iluminação especial no Centro Histórico, o que contribui para o embelezamento da cidade e para atrair visitantes de todo o estado e também de países vizinhos, como o Uruguai, ressalta Letícia. O encerramento do festival, na segunda-feira (21), contará com um show de Duca Leindecker, originalmente previsto para a abertura do evento, mas transferido devido ao mau tempo que marcou o início da programação.
Outra novidade da edição de 2025 é a ampliação da programação paralela. O festival também inclui debates sobre a economia marítima, atividades ligadas à Páscoa no Cassino, além de competições esportivas que reforçam a vocação náutica de Rio Grande. “É o maior festival gratuito da nossa região, com uma programação voltada para toda a família e totalmente integrada com a Lagoa dos Patos”, reforça Letícia.

Avalie esta notícia

Notícias relacionadas

Comentários

0 comentários