A Expointer já tem uma marca registrada. Nas segundas e terças-feiras, alunos de escolas públicas e privadas invadem literalmente o Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. E com sol e temperatura que chegou a 26 graus nesta terça, fica ainda mais atrativo o programa.
Professores com suas turmas chegam pelos portões destinados ao fluxo. Os pedidos para visita são feitos para a Secretaria de Educação do Estado, que faz a agenda com a pasta da Agricultura e a direção do parque.
A escola São Domingos, de Torres, aportou no parque com duas turmas. A garotada chegou animada e disposta a confrontar o que aprende em sala de aula e a diversidade do que tem exposto na feira. "Espero aprender sobre a zona rural", diz Lucas Ramos Fernandes, de nove anos. "Sabe melhor como são os animais", completa Luís Fernando Teixeira Martins. "A gente vem para aprender o extrativismo que a gente vi na aula", diz Giulia Peters de Almeida.
A professora Otilia de Bitencourt Rodrigues diz que o grupo foi orientado a estar sempre por perto. As turmas vão fazer, na volta à escola, um relatório do que viram na Expointer.