O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, se reuniu com os governadores de Santa Catarina, Carlos Moisés, e do Paraná, Ratinho Júnior, na manhã desta terça-feira (23). Em videoconferência, os três gestores trocaram impressões e experiências sobre o combate da Covid-19 na região Sul.
Leite, Moisés e Ratinho Júnior discutiram um encaminhamento conjunto de um ofício ao Ministério da Saúde. Segundo o governo do RS, os governadores desejam destacar os pontos aos quais a pasta precisa estar atenta sobre o enfrentamento da pandemia na região Sul. Foram pontuados o aumento no número de internações, o custeio de leitos de UTI, a disponibilização de medicamentos necessários nas UTIs e a distribuição de doses de vacinas aos estados.
O aumento de internações em leitos clínicos e de UTI no Rio Grande do Sul levou Porto Alegre e outras 11 regiões do modelo de Distanciamento Controlado à bandeira preta. Em uma tentativa de controlar a situação, Leite anunciou nessa segunda-feira (22) a
suspensão geral de atividades entre às 20h e 5h até, pelo menos, terça-feira (2).
Assim como no Rio Grande do Sul, os outros dois estados do Sul apresentaram um aumento rápido e crescente de internações e infecções. A circulação de novas cepas do coronavírus pode ser uma das causas da aceleração de contágio no Paraná e em Santa Catarina, apontam os governadores.
Segundo o governo estadual, foi deliberada a criação de um grupo de trabalho com as respectivas Secretarias da Saúde e a compilação de dados dos estados. A ideia é realizar um boletim com informações sobre o avanço da pandemia na região Sul. Os governadores também pretendem alinhar protocolos de enfrentamento à Covid-19.