Em meio à pressão para flexibilizar regras sobre funcionamento de indústrias, comércio e serviços não essenciais, o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior, postou em seu perfil no Twitter que "o mês de abril será de isolamento". A
Capital registrou até esse domingo (29) 144 casos de Covid-19, com duas mortes. O Rio Grande do Sul chegou a 242 casos na tarde desta segunda-feira (30).
"É isso que todas as informações nos levam a encaminhar", comenta o prefeito, que tem repetido em outras postagens que embasará suas decisões nas orientações da área científica e de protocolos do Ministério da Saúde, além de alertar para o que está ocorrendo em outros países do mundo, como Itália, Espanha e Estados Unidos.
O empresário gaúcho do setor de tecnologia e um dos dirigentes do Centro das Indústrias do RS (Ciergs) Ricardo Felizzola reagiu a postagens: "Prefeito, ligue para o Osmar Terra (deputado federal, ex-ministro e ex-secretário estadual da Saúde) e se aconselhe... é notável o seu equivoco !!! Pobre Porto Alegre... e suas favelas... de um pulinho numa delas, humildade prefeito !!!! ".
Marchezan rebateu: "Talvez eu erre. Eu e todos os presidentes de todos os países do mundo; eu e toda a comunidade científica;eu e todos os institutos de estatística; eu e todos os estudos de economia. Podes ter razão(??), minha falta de “humildade” me deixou cego ao ponto de decidir pelas evidências."
Em outro post, o prefeito indica que as pessoas assistam a um vídeo com uma animação que explica como é a ação do vírus no organismo e o que o corpo tem de mobilizar para se defender. "Muito importante para todos entenderem os riscos que corremos", justifica.
Os decretos lançados desde 16 de março tem prazo de 30 adias. Muitos tiveram reedições para inserir ou tirar atividades. Em um deles, o 50.525, que foi publicado no domingo (22) e que revisava abertura e operação de segmentos,
foi proibida a presença de produtores de fora da Capital em feiras de hortigranjeiros ao ar livre. As feiras são permitidas, mas o impedimento para oferta de produtos de fora inviabilizou muitas delas.
Nesta segunda-feira, o prefeito, que voltou a despachar em seu gabinete no Paço Municipal, após quarentena para afastar suspeita de Covid-19, diz que conversou com empresários e representantes de diversos setores econômicos da Capital. "Importante ouvir as demandas e também estimular a criatividade para o período diferente que teremos pela frente", escreveu no começo da tarde. Marchezan também foi a postos de saúde, usando máscara.