Atualizada às 23h de 25/05/2020
A segunda-feira mostrou que a pandemia do novo coronavírus ganha força no Rio Grande do Sul ao mesmo tempo em que o governo do Estado reduz as restrições à circulação da população. Um total de 17 novas mortes pela Covid-19 foram registradas em 24 horas, totalizando 197 desde o começo da pandemia. O número de casos já chega a, pelo menos, 6.970. São 4.689 recuperados - pessoas sem sintomas da doença após 14 dias de surgimento de sintomas.
Entre os óbitos de ontem, está o de um bebê de 1 mês, de Bento Gonçalves, de um homem de 24 anos, também de Bento, e de uma mulher de 38 anos, de Viamão - todos com idades bem abaixo do grupo de risco.
* O gráfico não traz o dado mais recente das notificações de caso, que foi atualizado no texto
Desde o início do distanciamento controlado, no dia 11 deste mês, foram 92 mortes. Contando a partir do primeiro óbito, o Rio Grande do Sul levou 47 dias para chegar a 100 vítimas fatais, no dia 10 de maio. Bastaram 15 dias, coincidentemente 14 deles no modelo de distanciamento controlado, para outras 97 mortes ocorrerem.
A Covid-19 já registra casos em 258 municípios. Porto Alegre tem 32 óbitos, seguida por 30 em Passo Passo Fundo e 16 em Lajeado, que tem o segundo maior número de notificações.
Os dados presentes no painel de monitoramento da Secretaria Estadual da Saúde (SES-RS) não contam com, ao menos, 380 casos confirmados de Porto Alegre. Há 15 dias os dados de ocorrências da Capital não são atualizados no painel do governo estadual. Assim, a análise do quadro da pandemia no Estado via monitoramento do governo se vê prejudicado, pois não contabiliza os números atualizados da principal cidade gaúcha.
O Jornal do Comércio faz o lançamento dos dados de Porto Alegre em seu Painel da Covid-19, que é atualizado a cada nova divulgação de informações.
Conforme a SES-RS, os dados de Porto Alegre não estão sendo recebidos em razão de uma mudança na plataforma de notificação, que passou a ser via e-SUS Notifica. A Capital não adotou o sistema. "O Estado não está mais recebendo os dados de Porto Alegre, que também não está abastecendo as estatísticas nacionais, já que o sistema é usado em todo o País. Os municípios gaúchos já estão usando essa plataforma do Ministério da Saúde", afirma a secretaria estadual.
No Brasil,
foram 807 novas mortes registradas nesta segunda-feira, elevando o total de vítimas fatais para 23.473. O número de casos confirmados chegou a 374.898. De acordo com a Universidade Johns Hopkins (EUA), o Brasil continua sendo o segundo país com mais casos da doença. Em números absolutos, fica atrás apenas dos Estados Unidos, que têm 1,6 milhão de casos.