Os usuários do TRI já podem solicitar o cartão e retirá-lo na mesma hora, através da modalidade de passagem antecipada, que vale para trem, lotação e ônibus. Antes, era preciso esperar até sete dias úteis para a retirada do cartão.
Agora, basta fazer o pedido em um dos três postos da Capital - Centro Integrado de Passagem Escolar e Isenção, na rua Uruguai, 45; na sede da Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP), na avenida Protásio Alves, 3.385; e no Terminal Triângulo, na avenida Assis Brasil. "O usuário faz uma recarga, que pode ser no valor mínimo, se preferir, e já sai com o cartão na mão, pronto para utilizar nos ônibus", explica o diretor executivo da ATP, Gustavo Simionovschi. O valor mínimo baixou de R$ 43,00 para R$ 20,00
O cartão feito na hora não tem o nome do usuário impresso. A pessoa faz um cadastro rápido, no momento do pedido, em um dos postos, para fins de sistema, e o TRI é identificado apenas com uma numeração. Esse número fica vinculado ao cadastro, e o usuário pode solicitar, futuramente, cancelamento e segunda via, se necessário. Apesar de não ter os dados do usuário, o cartão possui o mesmo princípio de segurança dos demais cartões, uma vez que as informações ficam gravadas eletronicamente.