Cristiano Vieira
Depois de uma pausa estratégica de três anos, na qual o evento passou por grande reformulação, a Jornada Nacional de Literatura retorna neste ano a Passo Fundo. A 16ª edição, que ocorre de 2 a 6 de outubro na cidade do Norte gaúcho, foi lançada ontem em Porto Alegre. Entre os nomes confirmados estão Affonso Romano de Sant'Anna, Julián Fuks, Laerte Coutinho, Marina Colasanti, Mário Corso, Michel Laub, Nádia Battella Gotlib, Pedro Gabriel e Zeca Camargo.
As atividades, além de acontecerem no campus da Universidade de Passo Fundo (UPF), serão estendidas por diversos espaços culturais de Passo Fundo, resultando na "jornalização" da cidade - termo que, para a coordenadora-geral da Jornada, Fabiane Burlamaque, representa uma identificação mais intensa da população local com o evento. "Em nosso planejamento, essa conexão com o morador de Passo Fundo é essencial e pensamos em tudo para envolvê-lo mais neste grande evento", avisa ela.
Para tanto, a organização investe na concepção de espaços dedicados a cânones literários. Em 2017, Clarice Lispector, Ariano Suassuna, Carlos Drummond de Andrade e Moacyr Scliar serão os autores homenageados. Outra novidade pretende conquistar os leitores boêmios: em parceria com bares de Passo Fundo, a jornada irá invadir os locais, convidando o público "da noite" a se integrar ao evento.
No Espaço Lendas Brasileiras, quatro lonas irão homenagear Clarice Lispector, com nomes às personagens de lendas transcritas por Clarice na obra Como nasceram as estrelas (1987): Tenda Yara, Tenda Malazarte, Tenda do Negrinho do Pastoreio e Tenda do Curupira. Esse espaço está reservado às atividades da 8ª Jornadinha Nacional de Literatura.
O Espaço Drummond será composto por livrarias e setores da imprensa, ambiente de sessões de autógrafos e estandes de patrocinadores, em um complexo que homenageia o poeta falecido em 1987, três décadas antes do ano de edição da Jornada de 2017.
A grande lona, com capacidade para duas mil pessoas, foi rebatizada como Espaço Suassuna. A entrada do circo terá nomenclatura associada à obra do autor, o que também ocorre com o palco, chamado Palco da Compadecida. Nascido em 1927, Ariano Suassuna completaria 90 anos de idade neste ano.
Já no Centro de Eventos da UPF acontecerá uma homenagem a Moacyr Scliar, escritor que adotou o projeto da jornada desde seu início e que foi presença constante desde as primeiras edições. A homenagem é alusiva, também, à comemoração, em 2017, pelos seus 80 anos de nascimento. Dessa forma, o ambiente estruturado no Centro de Eventos - onde se realizam as exposições da Jornada e da Jornadinha - será denominado Espaço Moacyr Scliar.
Segundo a vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários da UPF, Bernadete Dalmolin, rebatizar esses espaços com nomes consagrados da literatura reforça o novo ciclo que se instaura nas Jornadas Literárias de Passo Fundo, marcado por um conceito que se expande e dialoga com diferentes espaços, pessoas e situações dos distintos territórios.
A professora Fabiane destaca a importância, ainda, da Jornadinha. Voltada ao público infantil, o evento deve alcançar 20 mil crianças e adolescentes. "Sabemos que a família é a primeira instância da leitura, e a escola, a segunda. Temos que incentivar a formação deste público leitor. Ainda hoje há municípios sem livrarias, uma realidade que perdura", conta.
As inscrições para a Jornada se iniciam no dia 10 de abril pelo site
www.upf.br/16jornada. São duas mil vagas. Para a Jornadinha, são 20 mil inscrições - elas começam a partir de 15 de maio, no mesmo site.