Atualizada às 19h de 29/06/2021 - Mais um empreendimento do grupo Zaffari está a camimho. Desta vez, será o maior aporte que o grupo varejista gaúcho já projetou em sua história e que deve sair do papel ao longo dos próximos anos. Trata-se de um "bairro-cidade" que será implantado às margens da BR-116, no Vale do Sinos.
É o Boulevard Germânia, em Novo Hamburgo, com previsão de ocupar uma área de quase 3 milhões de metros quadrados. O investimento é estimado em R$ 6 bilhões. A entrega da licença de instalação (LI), que é o aval para começo das obras, foi feita na tarde desta terça-feira (29) pela prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt.
"Montamos um grupo de trabalho na prefeitura, e a empresa o dela. Os dois atuavam em conjunto para remover entraves",
descreveu a prefeita, em entrevista em maio ao
Jornal do Comércio. “Como arquiteta e urbanista, tenho uma expectativa especial pelo empreendimento. Será um marco em nossas vidas. Vamos ver um bairro totalmente planejado sendo construído”, declarou a gestora, ao entregar a LI.
"Nossa responsabilidade aumentou e esperamos estar à altura. A bola está conosco agora”, disse Claudio Luiz Zaffari, diretor de Expansão da companhia.
A licença compreende a fase 1 do empreendimento, segundo a prefeitura. A previsão é que 33% do volume de aportes sejam injetados nesta fase. A maior demanda de recursos é explicada pela implantação de infraestrutura, sistema de saneamento, parte viária e urbanização.
O bairro foi anunciado há cerca de 20 anos, quando a companhia fez a aquisição da área, e vinha sendo negociado para ajustes de arranjos de infraestrutura devidio aos impactos urbanos do projeto e também compensações para o município.
Serão quatro fases para a área de 285 hectares. A expectativa é que 25 a 30 mil pessoas residam na área. Estão previstos 1.232 lotes, compondo residências e condomínios, hipermercado, centro comercial, escola, universidade. Segundo o município, será o primeiro bairro-cidade no Rio Grande do Sul. Uma das compensações acertadas com o município é a instalação de um centro tecnológico.
Fátima (centro) entregha a licença para o diretor de Expansão do Zaffari. Foto: Lu Freitas/Divulgação
“O empreendimento será um marco no desenvolvimento urbano de Novo Hamburgo e da região. A partir do início da implementação desse bairro planejado, teremos a geração de empregos e mais desenvolvimento econômico”, comentou a prefeita Fátima.
Zaffari informou que a licença marca o início da segunda etapa do empreendimento, que é sua execução. Na primeira, o grupo fez a aquisição e registros da área. O diretor explicou que começam as tratativas com empresas parceiras para início da implantação da infraestrutura e das obras. A licença tem validade até fevereiro de 2024.
Primeira fase envolve 72 hectares até parque ambiental
A primeira fase do Boulevard Germânia abrange 72 hectares e 402 lotes, na parte nordeste do empreendimento, próximo ao Lar São Vicente de Paula. A liberação da LI contou com projetos geométrico, de pavimentação, de iluminação pública, de drenagem pluvial, de sinalização, de arborização, além dos atestados de viabilidade técnica concedidos pela Comusa e RGE, todos dos últimos dois anos, informou a prefeitura.
O diretor de Expansão apontou a construção de um parque ambiental de 230 mil metros quadrados ao longo do Arroio Gauchinho, que corta boa parte da área. “Deverá ser um dos marcos do empreendimento, com área para caminhada e de convivência”, comenta o executivo.
O desenvolvimento do projeto do bairro-cidade teve a participação de empresas da Espanha e do arquiteto e urbanista Jaime Lerner, que faleceu este ano.
Um portfólio de novos investimentos pela frente
O carrinho de investimentos do Zaffari estará literalmente cheio nos próximos anos. Entre Porto Alegre e Região Metropolitana (RMPA), está um pacote que vai de revitalização de lojas que foram da concorrência, novos supermercados e principalmente grandes projetos.
Na Capital, empreendimentos da companhia, que tem quase 40 unidades de autosserviço e shopping centers no Estado e em São Paulo,
tramitam com prioridade. O
blog Pensar a Cidade atualizou a lista em maio, com projetos como o Força e Luz, na região do bairro Santa Cecília, que tramita à espera de licenças.
Os outros empreendimentos
incluem o Zaffari Itália, na mega-área na antiga Gaúcha Cross, na avenida Protásio Alves, na Zona Leste, que deve começar este ano e já tem licença de instalação.
O
complexo Belvedere terá um hipermercado da rede e está na fase de preparativos para implantação na área às margens da avenida Tarso Dutra. Outros grandes projetos incluem o empreendimento em Gravataí, com hipermercado e mall, em uma área com parque municípal.