O Parque de Exposições Assis Brasil, de Esteio, recebe, a partir de hoje, a 41ª Expoleite/14ª Fenasul, com programação que inclui exposições, julgamentos, entrega de prêmios, concurso leiteiro, eleição da nova diretoria da Gadolando, e o já tradicional banho de leite para os vencedores. A feira tem entrada gratuita e ocorre até o dia 20.
O presidente da Gadolando, Jorge Fonseca, revela que, para este ano, está prevista a participação de 150 exemplares de gado leiteiro, aves e cavalos da raça Árabe. Outro atrativo para os visitantes será a Exposição da Federação Internacional de Criadores de Cavalo Crioulo (Ficcc), considerada a Copa do Mundo da raça, evento itinerante que retorna ao Brasil após nove anos, e que conta com participantes de Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai.
Para o secretário da Agricultura, Odacir Klein, "a Expoleite vem para dar mais visibilidade à cadeia leiteira, evidenciando a importância desse segmento e trazendo à tona o valor da atividade rural para toda a comunidade".
A abertura oficial acontece às 17h desta quinta-feira, mesmo dia do tradicional Banho de Leite. Além da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi) participam da organização da Fenasul/Expoleite o Sindicato da Indústria de Laticínios do Estado (Sindilat), a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetag), a Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), a Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando), a Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac) e a Associação dos Criadores de Gado Jersey.