As mudanças ocorridas na Contabilidade no Brasil com a adoção das normas internacionais repercutiram diretamente na auditoria. Alterações do tipo "essência sobre a forma" são exemplos de modificações que obrigaram as auditorias a buscarem novos procedimentos para se adequar à essa nova realidade, assim como a novas formas de mensuração de receitas, de instrumentos financeiros correspondentes ao IFRS nove e nos contratos de arrendamento. Nesse sentido, este livro procura apresentar a auditoria dentro desse novo contexto.
Embora contemplando tanto a auditoria interna quanto a externa, o foco principal da quarta edição do livro Auditoria - Uma Abordagem Prática Com Ênfase na Auditoria Externa está na auditoria externa. Nesta área são apresentados os procedimentos básicos para o balanço patrimonial, bem como para as demais demonstrações contábeis.
A obra utiliza a mesma metodologia de aprendizado empregada pelas grandes empresas de auditoria independente. A primeira parte aborda, entre outros, os tipos de auditoria, as responsabilidades do auditor externo e do auditado, as demonstrações contábeis e os procedimentos de auditoria para as áreas que são, de maneira geral, consideradas menos complexas, embora não menos importantes.
Na segunda parte do livro são apresentados os procedimentos de auditoria para as demais áreas, o planejamento da auditoria e os tipos de pareceres, encerrando com um resumo das normas americanas da Sarbanes-Oxley, abreviada por Sox - lei de 2002 que tem como objetivo evitar o esvaziamento dos investimentos financeiros, através de imposições às empresas públicas para a transparência em sua operações.
Livro de relevante interesse para auditores, peritos, contadores e demais profissionais que atuam direta ou indiretamente na área de Auditoria. Leitura básica para as disciplinas Auditoria I e II dos cursos de graduação e pós-graduação em Ciências Contábeis, bem como leitura complementar para as demais disciplinas de graduação e pós-graduação das áreas afins.