Porto Alegre, seg, 12/05/25

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 27 de Dezembro de 2024 às 18:11

Melo anuncia dois novos secretários e permanência de outros três

Secretariado da próxima gestão de Melo tem 12 nomes revelados

Secretariado da próxima gestão de Melo tem 12 nomes revelados

THAYNÁ WEISSBACH/JC
Compartilhe:
Bolívar Cavalar
Bolívar Cavalar Repórter
A poucos dias do fim de 2024, a composição da próxima gestão da prefeitura de Porto Alegre começa a tomar forma. Nesta sexta-feira (27), o prefeito reeleito Sebastião Melo (MDB) anunciou dois novos secretários municipais para 2025 e a permanência de outros três quadros do governo. Conforme Melo publicou em suas redes sociais, o ex-deputado estadual Giuseppe Riesgo (Novo) estará à frente da Secretaria de Parcerias, enquanto o primeiro suplente a vereador da Capital pela federação PSDB-Cidadania, Matheus Xavier (PSDB), comandará a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc). O futuro dos atuais titulares nestas áreas, Ana Pellini e Cristiano Roratto, respectivamente, ainda é incerto, e o governo está analisando a permanência ou não destes quadros na próxima gestão.
A poucos dias do fim de 2024, a composição da próxima gestão da prefeitura de Porto Alegre começa a tomar forma. Nesta sexta-feira (27), o prefeito reeleito Sebastião Melo (MDB) anunciou dois novos secretários municipais para 2025 e a permanência de outros três quadros do governo.

Conforme Melo publicou em suas redes sociais, o ex-deputado estadual Giuseppe Riesgo (Novo) estará à frente da Secretaria de Parcerias, enquanto o primeiro suplente a vereador da Capital pela federação PSDB-Cidadania, Matheus Xavier (PSDB), comandará a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc). O futuro dos atuais titulares nestas áreas, Ana Pellini e Cristiano Roratto, respectivamente, ainda é incerto, e o governo está analisando a permanência ou não destes quadros na próxima gestão.



O prefeito ainda confirmou a manutenção de Cezar Schirmer na Secretaria de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Luiz Otávio Prestes na Comunicação e André Flores na pasta de Obras e Infraestrutura.

A tendência apontada por Melo desde a sua reeleição é que a composição completa do próximo mandato será divulgada ao longo de 2025, após a sua posse e da vice-prefeita Betina Worm (PL) em 1º de janeiro. Com os anúncios desta sexta, sendo quatro para secretarias e um para a Fasc, o secretariado da futura gestão em Porto Alegre conta com 12 nomes revelados.
Uma questão que surgiu na sexta-feira (27) é a de supostos descontentamentos de aliados do governo Melo sobre a indicação da médica-veterinária Lisandra Dornelles (PL) para o Gabinete da Causa Animal. Uma publicação nas redes sociais em 30 de outubro de 2022, dia em que se concretizou a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva à presidência da República, mostrava o horário "13:13". 
A efetivação de Lisandra no cargo ainda não foi definida. A veterinária é indicação de Betina, que atuava na mesma área no Exército. A vice de Melo deve se manifestar sobre o assunto nesta semana, conforme afirmou a sua assessoria de imprensa à reportagem do Jornal do Comércio.
Em outras pastas, a prefeitura eleita ainda precisa anunciar os quadros que irão comandar áreas importantes, como a Saúde e a Segurança. Estas e outras secretarias são almejadas pelo PL, de Betina, em tratativas que ocorrem entre o governo Melo e o presidente municipal da sigla, deputado federal Luciano Zucco.

Outra legenda que busca compor a gestão em 2025 é o PP, que até o momento teve André Machado anunciado para a Habitação. No início de dezembro, o partido encaminhou ao prefeito uma lista de cinco sugestões de nomes que poderiam integrar o governo.
 

Notícias relacionadas

Comentários

0 comentários