O PP de Porto Alegre indicou ao prefeito reeleito, Sebastião Melo (MDB), cinco nomes para compor a próxima gestão da Capital. André Machado, Matheus Ayres, Mônica Leal, Vitor Alcântara e Mauro Sparta foram os quadros sugeridos pelo partido, que agora aguarda a definição do chefe do Executivo municipal sobre o aceite ou não dessas opções.
De acordo com o presidente do PP em Porto Alegre e um dos indicados, Vitor Alcântara, os nomes foram definidos em reunião da executiva da legenda na semana passada, e as escolhas tiveram caráter técnico e político. "Todos estes quadros têm uma capacitação técnica como gestores, mas também uma alta carga de conhecimento político, que é muito importante também", disse o dirigente.
Sobre os nomes, André Machado é o atual secretário de Habitação de Porto Alegre e diretor-geral do Departamento Municipal de Habitação (Demhab). Ele concorreu à Câmara de Vereadores da Capital neste ano, ficando como suplente. A sugestão do PP ao prefeito é que ele siga no Demhab ou vá para a pasta de Serviços Urbanos.
Já Matheus Ayres atualmente atua como secretário-adjunto de Mobilidade Urbana, e o partido orientou que ele assuma esta pasta ou a de Serviços Urbanos. Assim como Machado, Ayres foi candidato a vereador de Porto Alegre em 2024, e recebeu votação para ser suplente da Casa.
Mônica Leal atualmente é vereadora da Capital, mas não se reelegeu neste ano - é a primeira suplente do PP. O partido sugeriu que ela assuma as secretarias de Transparência ou de Desenvolvimento Social.
O presidente muncipal do PP, Vitor Alcântara também é vice-presidente da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc). Para ele, as orientações enviada a Melo é que seja o próximo titular ou da secretaria de Desenvolvimento Econômico ou do Esporte.
O último da lista é Mauro Sparta, que já atuou como secretário de Saúde da Capital na atual gestão. Conforme Alcântara, esta é não é "propriamente uma indicação do PP, mas uma indicação técnica para o prefeito avaliar". A sugestão é justamente que ele retorne à Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Ainda segundo o presidente municipal da sigla, Melo recebeu as indicações e as analisar, não havendo um prazo estipulado para os anúncios, mas há a tendência de que nomes que irão compor o próximo governo sejam revelados ainda em dezembro. Até o momento, apenas o próximo titular da Educação, atual prefeito de Esteio Leonardo Pascoal (PL), foi anunciado.