A votação da Consulta Popular de 2024 iniciou às 7h nesta segunda-feira (2) e se estende até 23h59 de sexta (6). A iniciativa é a última etapa do processo participativo, em que são definidas prioridades regionais a serem incorporadas no Orçamento do Rio Grande do Sul. Os cidadãos podem votar nas ações que consideram essenciais pelo portal online e pelo Whatsapp, através do número (51) 3210-3260.
Neste ano, o governo do Estado destinou R$ 60 milhões na Consulta, mesmo valor de 2023, e o valor é distribuído entre as 28 regiões dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes). A Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) é a pasta responsável pela Consulta Popular, que em 2024 traz como tema a reconstrução do Rio Grande do Sul após as enchentes de maio.
Para participar da votação pelo site, o cidadão deve acessar o portal da Consulta Popular, informar o título de eleitor e, então, escolher a ação que deseja ver implementada. Caso não tenha em mãos o número do título, poderá obtê-lo por meio do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Em seguida, o cidadão será encaminhado à cédula de votação regional, que contém entre duas e seis ações, definidas a partir do Caderno de Demandas Elegíveis pelas Assembleias Ampliadas, realizadas em novembro em todos os Coredes.
A Consulta Popular foi instituída no Rio Grande do Sul em 1998, e é um mecanismo participativo que colabora para a definição de prioridades do Orçamento Estadual.