O deputado federal Antônio Brito (PSD-BA) confirmou neste sábado (2) que manterá à sua candidatura ao cargo de presidente da Câmara dos Deputados, mesmo desgastado pela candidatura do deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), que atraiu apoios do PT ao PL. A confirmação de que seguirá candidato foi realizada após uma reunião com o presidente do PSD, Gilberto Kassab, segundo relatou o jornal O Globo.
Brito sofria resistência de alas mais à direita na Câmara dos Deputados por ser considerado muito próximo do Palácio do Planalto, mas a sua candidatura foi esvaziada quando o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), apoiou publicamente a candidatura de Motta e, com isso, atraiu o apoio de diversos partidos para o aliado - como o PT, que poderia compor com um candidato do PSD.
Motta tem até o momento o apoio de PL, PT, MDB, PP, Podemos e União Brasil. Esse arco de alianças já assegura ao candidato do Republicanos o número de votos necessários para comandar a Câmara. O apoio do União a Motta foi oficializado na quinta-feira passada (31). O partido pretendia lançar o deputado Elmar Nascimento (União Brasil-BA), mas recuou diante da possibilidade de perder espaço nas negociações de cargos.