Entre as bancadas da Câmara Municipal de Porto Alegre, uma das que mais passou por transformações foi a do PP. Afinal, dos seus três vereadores apenas Mauro Pinheiro conseguiu se reeleger. As outras cadeiras passaram a ser ocupadas por duas mulheres eleitas pela primeira vez: a jornalista Vera Armando e a policial Mariana Lescano. Em entrevista ao Jornal do Comércio, elas falam sobre suas pretensões no Legislativo e refletem sobre a eleição. Já foram publicadas as entrevistas dos novos eleitos das bancadas do PSOL, do Republicanos e do PT.
- LEIA TAMBÉM: Bancada do PT terá três novos vereadores
Jornal do Comércio - O que essa vitória representa para você?
Mariana Lescano - O resultado de um trabalho diário de conscientização política que eu faço nas minhas redes sociais mostrando a importância de nós estarmos lutando pela nossa liberdade, contra o comunismo e enfrentando o sistema político antigo. Representa também a coragem dos porto-alegrenses em renovar a câmara de vereadores para que novas lideranças possam crescer na nossa cidade e lutar por tudo aquilo que a gente acredita que vai fazer o nosso País e a nossa cidade serem cada vez mais livres da esquerda.
Vera Armando - Representa a possibilidade de cuidar de Porto Alegre.
JC - Quais as principais pautas que pretende levar para a Câmara Municipal ao longo do mandato?
Mariana - A principal pauta que pretendo levar é a liberdade para os porto-alegrenses pensarem, viverem e trabalharem. Isso inclui obviamente a segurança pública, já que eu sou policial penal há dez anos e sei que Porto Alegre pode avançar. A educação, fazendo combate à doutrinação ideológica que tem nas nossas escolas e nas nossas universidades. E buscar também a liberdade econômica, desburocratizando cada vez mais o nosso município.
Vera - São muitas pautas. Uma cidade do tamanho de Porto Alegre, que tem mais de 1 milhão e 300 mil habitantes tem muitas pautas pontuais que ocorrem diariamente e são necessidades que os vereadores têm que colaborar. Eu tenho algumas pautas estabelecidas, mas que não excluem as demais. É a questão da causa animal, do empreendedorismo, a reconstrução de Porto Alegre, as causas das mulheres, que a gente tem que pensar muito bem. Eu também assinei uma carta com o Imama (Instituto da Mama do Rio Grande do Sul) me comprometendo a colocar nas minhas pautas de mandato a causa oncológica, então a gente tem muitos alinhamentos para fazer nesse caminho.
JC - Quem é a sua principal inspiração política?
Mariana - Margaret Thatcher (primeira-ministra do Reino Unido), por ter lutado pelas liberdades individuais, a liberdade econômica e combatido o comunismo em um momento histórico que era tão importante.
Vera - Eu tenho muita inspiração pelo deputado estadual Capitão Martim (Republicanos). Eu trabalhei com ele como coordenadora de comunicação na Assembleia Legislativa e ele acabou despertando em mim essa vontade de também atuar na política, pelo caráter e pelas pautas importantes, principalmente ligadas à defesa civil. E ele realmente atuou como um herói nas enchentes que nós tivemos no Rio Grande do Sul.
Quem é Mariana Lescano
Policial, Mariana Lescano (PP) buscará defender as liberdades individuais
Facebook/Reprodução/JCMariana Lescano, 37 anos, é policial penal há 10 anos. Além disso, produz conteúdo sobre política nas redes sociais. Sua principal pauta é a da liberdade, incluindo as liberdades individuais e econômica. Casada, é "mãe" de dois pets: o Anastácio e a Beluca. Sua primeira disputa eleitoral foi em 2020, quando concorreu à Câmara de Porto Alegre pelo PRTB e ficou como suplente, tendo substituído temporariamente a vereadora Fernanda Barth (PL) durante período de licença em 2021. Também concorreu ao cargo de deputada estadual em 2022, já pelo PP, ficando novamente como suplente. Agora, em seu terceiro pleito, foi eleita pela primeira vez.
Quem é Vera Armando
Apresentadora de TV, Vera Armando (PP) tem entre suas pautas a defesa da causa animal
Facebook/Reprodução/JCVera Armando, 67 anos, é jornalista e publicitária. Sua trajetória é de uma atuação de mais de 30 anos no ramo da Comunicação. Além de passagens pela RBS TV, Band e TVE, ficou conhecida por ser apresentadora da TV Pampa, afiliada da Rede TV! em Porto Alegre. O programa mais recente que participava de maneira fixa era o Atualidades Pampa. Ela acredita que a atuação como jornalista a fez conhecer mais Porto Alegre e os seus desafios. Fã de esportes, também é consulesa cultural do Sport Club Internacional, seu clube do coração. Agora, em 2024, concorreu pela primeira vez a uma eleição, tendo sido eleita com 5.693 votos.