Com vitórias no segundo turno em Caxias do Sul e Santa Maria, o PSDB venceu em quatro das 10 maiores prefeituras do Rio Grande do Sul. No primeiro turno, os tucanos saíram vitoriosos em Viamão, nono maior colégio eleitoral do Estado que elegeu Rafael Bortoletti, e em Gravataí, sexto colégio eleitoral, que teve Luiz Ariano Zaffalon, conhecido como Zaffa, reeleito prefeito da cidade da Região Metropolitana.
O prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico (PSDB), foi reeleito no segundo turno para comandar por mais quatro anos a cidade da serra gaúcha. Adiló teve 51,38% dos votos, enquanto Maurício Scalco (PL), registrou 48,62% dos votos na disputa pela prefeitura. O pleito na serra gaúcha foi marcado pela virada, já que, na primeira parcial divulgada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitora), Scalco saiu na frente. No entanto, Adiló virou e consolidou a vitória.
Já em Santa Maria, Rodrigo Decimo (PSDB) foi eleito com 54,50% dos votos válidos. Seu adversário no segundo turno, Valdeci Oliveira (PT) contabilizou 45,50% dos votos.
Os 10 maiores colégios eleitorais
Porto Alegre - Sebastião Melo (MDB)*
Caxias do Sul - Adiló Didomenico (PSDB)*
Canoas - Airton Souza (PL)
Pelotas - Fernando Marroni (PT)
Santa Maria - Rodrigo Decimo (PSDB)
Gravataí - Luiz Zaffalon (PSDB)*
Novo Hamburgo - Gustavo Finck (PP)
São Leopoldo - Delegado Heliomar (PL)
Viamão - Rafael Bortoletti (PSDB)
Rio Grande - Darlene Torrada Pereira (PT)
* Prefeitos reeleitos